.

Confira 7 exames indispensáveis na terceira idade

Com hábitos saudáveis e acompanhamento médico frequente, o idoso pode ter muito mais qualidade nessa, que pode ser considerada a melhor fase da vida. Para isso, manter os exames na terceira idade sempre em dia é muito importante. Afinal, o check up preventivo é capaz de diagnosticar muitas doenças.

Quando problemas de saúde são identificados precocemente ou acompanhados regularmente, os tratamentos costumam ser mais rápidos e menos invasivos. Dessa forma, o paciente sofre menos incômodo e tem mais tempo para aproveitar bons momentos consigo mesmo e com os amigos e familiares.

Por isso, veja alguns dos exames mais importantes que devem ser feitos regularmente na terceira idade!

1. TSH

dosagem de TSH é o exame que avalia o funcionamento da tireoide, uma glândula que tem risco de alterações aumentado, consideravelmente, a partir dos 35 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Na avaliação, são observados os níveis dos hormônios T3 e T4, a fim de diagnosticar problemas no metabolismo.

Continua após o anúncio

2. Mamografia

A mamografia é um importante exame da saúde feminina. A recomendação do Ministério da Saúde é que ela seja realizada, com periodicidade bienal, a partir dos 50 anos por todas as mulheres, e com frequência maior em pacientes de risco. Essa espécie de raios-X dos seios é uma das mais eficientes formas de identificar o câncer de mama.

3. Exame de toque retal e PSA

Para os homens, a partir dos 50 anos, o exame de toque retal se torna fundamental, devido aos riscos elevados de desenvolver câncer de próstata nessa idade. Junto a ele, normalmente é feita a dosagem de PSA, uma proteína que costuma ser produzida em maior quantidade quando há tumores na próstata.

4. Densitometria óssea

É uma das mais importantes avaliações que compõem o check up na terceira idade. Trata-se de um exame de imagem que avalia a proporção da massa óssea, de modo a identificar se houve perda anormal. Nesse caso, o paciente pode estar com osteoporose ou osteopenia, dois problemas preocupantes nessa fase.

5. Teste ergométrico

No acompanhamento regular com o geriatra, é comum que seja agendada a realização do teste ergométrico ou teste de esforço para observar possíveis indicativos de doenças cardiovasculares. Durante o exame, o idoso executa exercícios em uma esteira ou bicicleta e tem sua capacidade cardíaca monitorada.

6. Colonoscopia

A colonoscopia serve para avaliar a mucosa do intestino grosso e visualizar as condições do cólon e do reto. Dessa forma, pode diagnosticar precocemente a presença de câncer intestinal. O exame deve ser feito mesmo por quem não tem histórico da doença na família, a partir dos 50 anos.

7. Glicemia de jejum

A glicemia de jejum é um exame que deve ser feito regularmente ao longo da vida e não fica de fora do check up na terceira idade. Ele serve para identificar alterações dos níveis de glicose no sangue, indicativas de diabetes tipo 2 — uma doença com risco aumentado a partir dos 45 anos.

Esses são apenas alguns dos mais importantes exames na terceira idade. O cuidado ideal com a saúde nessa fase inclui consultar sempre o médico. As visitas frequentes ao consultório são essenciais para que o profissional indique outras avaliações, além de adequar a periodicidade de cada exame, de acordo com o histórico clínico do paciente.

Para ficar por dentro de outros conteúdos relacionados à saúde e à qualidade de vida, assine e a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *