aproveite-seu-medico-confira-essas-dicas-para-uma-boa-consulta-medica.jpeg

Aproveite seu médico: confira essas dicas para uma boa consulta médica

Você pode marcar a sua consulta com um excelente médico e aguardar vários dias para ser atendida, mas, se não estiver preparada para o momento, pode sair do consultório desapontada e cheia de dúvidas. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é seguir algumas dicas para uma boa consulta médica, a fim de aproveitar melhor o tempo do seu atendimento.

Muitas das consultas são apenas de rotina, já que as brasileiras estão realizando mais exames preventivos, conforme pesquisa realizada pelo IBGE. Mesmo assim, você deve prestar muita atenção ao que o médico tem a dizer sobre a sua saúde, para melhorar o seu bem-estar e prevenir transtornos e doenças. Portanto, confira já as nossas dicas e cuide-se!

1. Programe-se para chegar na hora marcada

Quando você chega atrasada a uma consulta, além de causar transtornos aos funcionários da clínica, ao médico e aos demais pacientes, você também poderá se sentir desconfortável e com alguma dificuldade para se concentrar. Portanto, chegue no horário!

2. Esteja acompanhada sempre que possível

Algumas vezes, a presença de um acompanhante é fundamental para a consulta, entretanto, mesmo quando isso não é necessário, levar uma companhia pode ser interessante.

Com a presença de alguém de confiança no consultório, a paciente recebe auxílio na hora de organizar os documentos e as informações obtidas. Além disso, uma pessoa próxima pode fornecer informações importantes que você não tenha valorizado o suficiente para compartilhar com o médico.

3. Leve os resultados dos exames mais recentes

Com todos os exames à mão, o médico pode avaliar como está a sua saúde, esclarecendo dúvidas, diagnosticando e definindo o melhor tipo de tratamento, caso seja necessário. Por isso, não adianta nada realizar o exame e não estar com ele na hora da consulta.

Lembre-se também de sempre realizar os seus exames em laboratórios de confiança, para evitar diagnósticos duvidosos e a necessidade de repetição deles. Seja por meio impresso ou no celular, o importante é transmitir a informação necessária ao especialista.

4. Preste atenção nas indicações do médico

Procure não se distrair durante a consulta e anote todas as informações para não esquecer depois.

Um caderno de informações médicas pode ser a solução se você não tiver uma memória muito boa. Nele você pode anotar as orientações recebidas, além de outros dados, como os nomes dos medicamentos que está tomando e o seu histórico médico, com as anotações das datas em que esteve doente e dos dias em que se sentiu mal.

5. Esclareça todas as suas dúvidas

Leve suas dúvidas anotadas e não tenha medo de perguntar, pois é fundamental que a comunicação entre você e seu médico seja a mais clara possível. Muitas vezes os profissionais da saúde utilizam termos técnicos que o paciente não entende, por isso é muito comum surgirem alguns questionamentos. 

Lembre-se de que após a consulta é essencial seguir todas as orientações do médico, realizando todos os exames e tratamentos indicados por ele. Assim, você cuida da sua saúde de forma adequada e responsável, garantindo melhor qualidade de vida.

Agora que você já leu as nossas dicas para uma boa consulta médica, já pode entrar em contato com o nosso laboratório e realizar exames de qualidade para apresentar ao seu médico. Para isso, basta acessar a nossa página de contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This