.

Entenda melhor como evitar as doenças mais comuns no verão

Sabemos que doenças acontecem ao longo de todo o ano, mas existem aquelas mais comuns no verão. A razão para isso se deve especificamente às características próprias dessa estação. Por exemplo, a temperatura elevada, somada à alta umidade do ar, auxilia na proliferação de vírus, bactérias e fungos causadores de várias enfermidades. 

Além disso, o verão oferece uma grande incidência solar, o que faz com que os raios ultravioletas atinjam nosso organismo com maior intensidade. Dessa forma, as doenças de pele começam a surgir com maior frequência.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça as principais doenças mais recorrentes na estação mais quente do ano. Descubra também como evitá-las ou tratá-las. Confira!

Desidratação

A desidratação é ocasionada pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Essa doença é mais comum no verão por ser a época em que há maior transpiração, em decorrência das altas temperaturas. Os principais sintomas da desidratação são sede, boca e mucosas secas, além de olhos ressecados e poucas vontade de urinar. 

Continua após o anúncio

Para prevenir a desidratação é recomendável aumentar o consumo de líquidos. No verão é recomendável beber por volta de 2,5 a 3 litros de água por dia. Também é importante vestir roupas leves com tecido que ajude na transpiração. 

Micoses

As micoses são inflamações causadas por fungos e estão extremamente relacionadas aos fatores de alta umidade e temperatura elevada. Essas características são comuns no verão e, por isso, as micoses são recorrentes nessa época do ano. 

Elas podem aparecer nos dedos e também nos pés causando vermelhidão. As micoses, em geral, são contagiosas e podem também ser contraídas pelo próprio ambiente. Por isso, uma das maneiras de evitar as micoses é não andar descalço em lugares públicos, como vestiários, ter contato com animais desconhecidos e usar calçados de outras pessoas. 

Dengue

A dengue é uma doença causada pelo mosquito aedes aegypti. Durante o verão é comum o aumento de chuvas e, com isso, é possível que surja água parada em diversos lugares onde há recipientes a mostra.  Associado a uma temperatura elevada, aí estão o local e as condições do clima ideais para o crescimento do mosquito. 

Por essa razão, no calor aumentam consideravelmente os casos de dengue. Portanto, a melhor maneira de eliminar os focos de proliferação do mosquito é evitando o acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, ralos ou qualquer outro recipiente/espaço doméstico. 

Insolação

Essa é uma das intercorrências mais comuns no verão, principalmente em razão da alta incidência solar.  A insolação acontece quando a pessoa permanece por muito tempo exposta ao sol. Os sintomas mais comuns são falta de ar, náuseas, temperatura elevada do corpo, pele quente e avermelhada. 

Além disso, o quadro de insolação mais grave pode provocar bolhas de queimadura na pele. Para evitar essa condição é recomendável não tomar sol nos horários em que ele está mais forte e sempre fazer uso de protetor solar. 

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é causada principalmente por comida estragada. Dependendo da forma de acondicionamento do alimento, bactérias podem proliferar e, uma vez sendo ingeridas, eliminar toxinas no organismo da pessoa, provocando diarreia e vômitos.

Por isso, é importante ficar atento à higienização e acondicionamento do alimento durante o verão. Se você costuma pedir um sanduíche natural ou camarão em espetinho na praia, atenha-se a esses detalhes.

Essas foram algumas das intercorrências e doenças mais comuns no verão. Todas essas patologias podem ser mais violentas com as crianças, uma vez que elas ainda não possuem um sistema imunológico totalmente formado e apresentam a pele mais sensível em contato com o Sol do verão. Por isso, é importante manter em dia os exames de rotina das crianças, prevenindo e identificando doenças o quanto antes.

Quer acompanhar mais novidades para ter uma saúde plena? Curta a nossa página no Facebook.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *