mitos-sobre-exame-de-sangue-e-verdades-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

Mitos sobre exame de sangue e verdades que você precisa conhecer

O sangue tem um papel importante na proteção e manutenção do nosso organismo, e por isso, realizar análises sanguíneas são essenciais para coletar informações importantes sobre a nossa saúde. Apesar disso, junto ao procedimento aparecem muitos questionamentos, tornando importante conhecer alguns dos mitos sobre exame de sangue pode eliminar algumas as dúvidas ao chegar o momento de ir ao laboratório. 

Pensando em esclarecer alguns desses mitos e verdades, preparamos este material com algumas informações a respeito do tema. Portanto, continue com a leitura e saiba mais! 

Quais são os principais exames de sangue?

Os exames de sangue servem para avaliar as condições de saúde do indivíduo e em diferentes órgãos e glândulas, como os rins, o fígado e pâncreas. Existem diversos tipos, e eles permitem detectar doenças como a anemia, diabetes e o câncer. Além disso, é possível avaliar também os níveis de algumas substâncias presentes no organismo, como o ácido úrico, a glicose e o colesterol.

Listamos abaixo os tipos de exames de sangue existentes e explicamos um pouco sobre cada um deles. Confira!

Hemograma

É o exame que analisa as células do sangue — leucócitos, hemácias e plaquetas — e auxilia no diagnóstico e acompanhamento de doenças como anemia e leucemia, além de infecções, inflamações e problemas de imunidade.

Glicemia

Esse tipo de exame avalia o nível de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. Sendo, portanto, usado para diagnosticar doenças como a diabetes e outras alterações metabólicas presentes no organismo. 

Colesterol

O exame mede a quantidade de colesterol bom e ruim do corpo. Como é uma substância gordurosa, o sangue não consegue dissolver, e por isso, quando está em excesso pode ocorrer o entupimento de vasos e artérias.

Creatinina

A creatinina é o exame realizado para avaliar o funcionamento dos rins, bem como investigar possíveis doenças renais. Em alguns casos os níveis aumentam temporariamente devido a lesões musculares. 

Quais os mitos sobre exame de sangue?

Muito se comenta sobre o que é permitido ou não quando o assunto é esse tipo de exame, mas será que tudo é verdade? Confira!

Não é permitido fazer exame de imagem antes da coleta

Verdade! Devido à necessidade do uso de contraste, substância utilizada para melhorar os resultados das imagens, o indicado é que a coleta seja feita antes ou após 72 horas do exame de imagem.

É proibido ter relações sexuais um dia antes da coleta

Mito! Tanto homens quanto mulheres podem manter a atividade sexual normalmente, com exceção apenas para os exames de espermograma e PSA — investiga doenças relacionadas à próstata — no caso dos homens. 

A menstruação interfere nos resultados

Verdade! No período menstrual os hormônios sexuais ficam alterados, o que pode afetar o resultado de alguns exames que testam níveis hormonais. Apesar disso, a coleta pode ser realizada, pois, em muitos casos, o próprio laudo apresenta informações de referência que levam em consideração os diferentes períodos do ciclo.

É necessário adotar uma dieta mais saudável na semana anterior ao exame

Mito! A indicação é de que a alimentação normal seja mantida a fim de que os resultados obtidos não sejam falsos. Em alguns exames específicos, como no caso dos triglicerídeos, uma mudança de dieta na véspera leva a um resultado que não condiz com a realidade.

A medicação afeta os resultados

Verdade! A medicação pode alterar os resultados, por isso, é importante comunicar quais medicamentos foram ingeridos, pois o uso não informado pode atrapalhar na interpretação. Isso vale tanto para os remédios de uso contínuo quanto para os demais.

O jejum é obrigatório para todos os tipos de exames

Mito! Exames de hemograma, por exemplo, não requerem jejum. Já para o exame de triglicérides é preciso um jejum de 12 horas, enquanto o da glicose é de 8 horas. Sendo assim, é preciso verificar qual é a indicação de acordo com o exame que foi solicitado pelo médico.

Como você viu, existem muitos mitos sobre exame de sangue, e provavelmente você já escutou algum deles por aí. Felizmente, a partir de agora você conhece mais sobre o que é ou não verdade e pode fazer seus exames com a consciência mais tranquila!

Gostou dessas informações e achou o nosso material útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This