.

Obesidade infantil: saiba como prevenir esse problema

A obesidade infantil é uma doença grave que está atingindo inúmeras crianças ao redor do mundo. O excesso de peso está relacionado, principalmente, aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Portanto, essa situação exige bastante cuidado dos pais quanto às escolhas feitas no dia a dia.   

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o principal indicador da obesidade. Se o resultado desse cálculo mostrar uma elevação no peso superior a 15% da média determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade infantil é confirmada.

Quando não tratada, essa doença se torna um fator para a predisposição de outras enfermidades, como o diabetes e a hipertensão arterial. A boa notícia é que essa condição pode ser evitada a partir de hábitos saudáveis e simples mudanças no cotidiano da criança. Continue a leitura para entender as principais formas de evitar esse mal!  

Estimule a prática de atividades físicas

Atualmente, as crianças perderam o costume de brincar na rua. Hoje, as atividades preferidas da garotada estão associadas à tecnologia — videogame, computador e celular —, transformando-os em crianças sedentárias.  

Continua após o anúncio

Pessoas que praticam atividade física têm menos chances de se tornarem obesas. Colocar o corpo em movimento é importante para gastar energia e queimar calorias. Incentive o seu filho a correr, andar de bicicleta, jogar futebol, vôlei ou outro esporte apropriado à sua idade.   

Consuma alimentos saudáveis

Uma família adepta a alimentação saudável tem menos dificuldade para convencer a criança a comer frutas, legumes e vegetais. Por essa razão, o bom exemplo deve iniciar pelo prato dos pais.  

Na hora de preparar a refeição, priorize uma alimentação variada e rica em nutrientes. Procure introduzir novos alimentos no cardápio e abuse das cores. Um prato colorido funciona como um atrativo visual, deixando as crianças mais animadas a comer.

Para sobremesa, ofereça frutas no lugar dos doces. Somadas, essas práticas simples irão afastar a obesidade infantil do seu lar.   

Respeite a fome para não incitar a obesidade infantil

Alimentar o nosso corpo vai além da ingestão de nutrientes. O ato é bastante prazeroso, mas para que a criança não sofra com os danos provocados pelo excesso de peso, é preciso respeitar a fome.

Se ao comer seu filho alegar que está satisfeito e não sente mais fome, o ideal é não insistir para que ele continue comendo, exceto em situações que você reconhece que ele não se alimentou adequadamente.

O excesso de comida se transforma em ganho de peso. Esteja ciente quanto a essa realidade e não ofereça comida superabundante.

Evite o consumo de açúcar 

O açúcar é o principal responsável pela obesidade infantil. A substância é considerada um “vilão invisível”, pois, está presente em industrializados que muitas vezes nem imaginamos, como molhos de tomate, barras de cereal, embutidos e ketchups; e também nos biscoitos, bolos, sucos e refrigerantes.

O excesso de açúcar pode alterar o paladar. Com o tempo, a criança passa a rejeitar os alimentos in natura, como as frutas, porque o sabor se torna menos agradável às suas preferências alimentares.  

Diminuir o consumo de açúcar é fundamental para prevenir essa doença. Cuide da alimentação do seu filho e não permita a ingestão frequente de guloseimas. Explique os riscos que o açúcar traz à saúde e foque em uma alimentação saudável.   

Evitar a obesidade infantil é possível colocando em prática as orientações que você acabou de aprender. Curta a nossa página no Facebook e veja todas as dicas e informações sobre saúde que publicamos por lá! 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *