listamos-4-indispensaveis-cuidados-com-a-saude-na-terceira-idade.jpeg

Listamos 4 indispensáveis cuidados com a saúde na terceira idade

Desde o senso de 2010, os idosos já correspondiam a 40% da população brasileira e, apesar de terem a saúde frágil, é possível aumentar a qualidade de vida por meio de hábitos diários. A saúde na terceira idade é algo que deve ter muita atenção e cuidado, para evitar que doenças mais sérias se desenvolvam.

Nunca é tarde para mudar seus hábitos! Antigamente, o acesso à saúde era mais difícil, então nada melhor que aproveitar para nos cuidarmos nos dias de hoje, não é verdade?

Para te ajudar, escrevemos este artigo listando 4 indispensáveis cuidados que você deve ter com a saúde na terceira idade. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

1. Pratique exercícios

Os exercícios físicos ajudam a fortalecer seu corpo, proporcionando mais disposição e resistência física para realizar as demais atividades do dia a dia. Porém, para garantir a saúde a terceira idade, nem todos os exercícios podem ser realizados, devido à fragilidade dos idosos.

O ideal é que você faça atividades como a caminhada, ioga, alongamento e corridas leves, por exemplo. É indispensável o acompanhamento de um profissional, para evitar lesões e machucados, os quais podem comprometer a sua qualidade de vida.

2. Proteja-se do sol

A partir da terceira idade, é preciso que você comece a ter um cuidado redobrado com sua pele, principalmente no verão, pois os raios solares tornam-se mais intensos.

O uso de protetor solar, na terceira idade, deve ser diferente porque a pele da pessoa idosa é mais seca, devido a diminuição do suor e da função da glândula sebácea. Por isso, o ideal o uso do protetor fator 60 e que seja um produto mais oleoso.

Além disso, é preciso evitar os horários de maior risco de exposição ao sol, que é entre as 10 às 16 horas.

3. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa, principalmente, na terceira idade. Nesse momento de sua vida é muito importante que você consuma alimentos ricos em vitamina D e Zinco.

A vitamina D é essencial para o crescimento muscular, para a conservação da saúde óssea, e ajuda a controlar inflamações e a função imunitária.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Exeter Medical School apontou que a vitamina D auxilia na diminuição do risco do desenvolvimento do Alzheimer.

Mas, os benefícios da vitamina D não acabam por aí, ela também combate a depressão, diabetes, obesidade, câncer de próstata e de mama.

Ela está presente em vários alimentos, como ovos, salmão, cogumelo, sardinha, leite etc e também pode ser obtida com a exposição ao sol..

Já o Zinco pode ser encontrado no gérmen de trigo, grãos integrais, carnes, entre outros. Ele ajuda a proteger seu organismo contra infecções que podem surgir.

4. Realize exercícios mentais

Os exercícios mentais têm a principal função de evitar o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e Alzheimer. É por isso que, na terceira idade, é importante que você exercite todas as suas funções cognitivas, para isso é necessário que você sempre leia um bom livro, ouça música, jogue palavras cruzadas, xadrez etc.

Os cuidados com a saúde na terceira idade são simples, são hábitos que você vai criar, sem ao menos perceber. Além de ser algo que é benéfico para a sua saúde, em consequência, você servirá de exemplo para os seus filhos e netos. Devido a isso, ter uma vida saudável é indispensável em qualquer momento da vida, pois você diminui as chances de adquirir doenças que podem colocar em risco o seu bem-estar.

Gostou das nossas dicas? Então, não perca tempo, e confira as nossas 3 dicas valiosas para combater o colesterol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This