.

Câncer de próstata: tire suas principais dúvidas sobre o tema

câncer de próstata é o segundo de maior incidência entre os homens, no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. No mundo, a taxa de incidência da doença é menor nos países em desenvolvimento se comparado aos países desenvolvidos. Só o homem possui essa glândula, que se encontra na parte baixa do abdômen. 

Sua forma se assemelha a uma maça e ela se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto (região final do intestino grosso). A próstata fabrica parte do sêmen (líquido liberado durante o ato sexual e que contém os espermatozoides). Ela abrange o início da uretra — tubo pelo qual a urina é expelida.

Nesse post tiraremos todas as suas dúvidas sobre o câncer de próstata. Acompanhe!

O que é o câncer de próstata?

É um tumor mais comumente encontrado entre os homens acima de 50 anos. Conforme algumas estatísticas, um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Todavia, apenas um em cada 35 virá a óbito.

Continua após o anúncio

Ele é o resultado do aumento desordenado das células da próstata. Na presença do câncer, a glândula enrijece. No estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na grande maioria dos casos, eles surgem em estágio avançado.

Como ele pode ser prevenido?

Para a prevenção, muitos médicos recomendam a realização da dosagem do PSA e do toque retal, a todos os homens com mais de 50 anos. Para os que têm histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos, é recomendado realizar esses exames já a partir dos 40 anos. Porém, é importante lembrar que apenas o médico pode orientar com relação à realização desses exames.

Além disso, é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, ir regularmente ao médico e não fumar, pois ajuda a melhorar a saúde em geral e também na prevenção do câncer de próstata.

Quais os seus sintomas?

Como já mencionado, na fase inicial ele não apresenta sintomas, mas no estágio mais avançado ele pode apresentar-se com:

  • dor ao urinar;
  • dificuldade para urinar;
  • sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
  • vontade frequente de urinar;
  • sêmen escurecido e dor ao ejacular;
  • urina escura com presença de sangue;
  • dor nos ossos e infecções, dificultando o diagnóstico da doença.

Quais as suas causas?

Na verdade, não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata. Porém, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença: disfunção hormonal, alimentação rica em gorduras, ambiente poluído e uso de fertilizantes estão sob suspeita.

Qual o tratamento?

Na maioria dos casos, há maiores chances de cura quando a doença é diagnosticada ainda no início. Existem os seguintes tratamentos:

  • radioterapia: normalmente utilizada quando o tumor ainda não comprometeu outros órgãos ou atingiu somente órgãos mais próximos;
  • quimioterapia: o tratamento é realizado com comprimidos ou remédios na veia;
  • cirurgia: onde é feita a remoção da próstata. 

Em diversos casos, estes tratamentos causam efeitos colaterais como impotência, incontinência urinária e impossibilidade de ter filhos. Porém, se não for feito o tratamento, a doença pode espalhar-se pelo corpo, causando a morte do indivíduo.

Por fim, quando o câncer de próstata é detectado no início, as chances de cura são grandes. Por este motivo, é muito importante fazer visitas regulares ao médico e realizar os exames de toque e de dosagem do PSA. Além de salvar vidas, a detecção precoce possibilita recuperar a autoestima e a alegria dos homens, assim como o bem-estar de toda a família.

Agora que você sabe mais sobre o câncer de próstata, já pode entrar em contato conosco e conhecer os exames que realizamos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *