.

Dezembro laranja: mês do combate ao câncer de pele

Dezembro laranja é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar os cidadãos sobre o câncer de pele não melanoma, uma doença que atinge cerca de 30% da população, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os tumores de pele têm relação direta com a exposição aos raios ultravioletas, sendo assim, se você tem o costume de ir à praia para aproveitar todo o sol do dia ou não se preocupa em passar e repassar filtro solar, saiba que está propenso a desenvolver um câncer de pele. Cuidado!

Por mais que a maioria dos casos seja maligno, há grandes chances de cura caso o problema seja diagnosticado previamente. Por isso, continue a leitura e entenda como prevenir e, se for o caso, quando buscar ajuda médica.

Evite o sol em períodos prolongados

A dica essencial para evitar o câncer de pele é evitar o sol em horário de grande exposição, bem como não ficar sujeito a ele o dia inteiro. Os horários mais indicados, principalmente para pessoas que têm sensibilidade ou, até mesmo, caso de doenças na família são antes das 10 horas e após ás 16 horas.

Continua após o anúncio

Muitas pessoas, em especial as mulheres, gostam de passar longas horas no sol para garantir a cor dourada, mas saiba que, sem a proteção necessária, isso pode se tornar um problema de saúde. Além disso, outras formas como as câmaras de bronzeamento artificial também devem ser evitadas. Inclusive, esses procedimentos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009.

Use filtro solar sempre

Esse produto é indicado para qualquer pele e idade, já que é o principal protetor contra os raios ultravioletas. É importante ficar atento ao tipo de pele, bem como o fator apresentado por ele, principalmente em crianças, onde o risco de desenvolver queimaduras, por exemplo, é ainda maior.

Passe sempre de 15 a 20 minutos antes de ir para o sol e repasse após 1 hora ou depois de sair do mar, por exemplo. Além do rosto e restante do corpo, a boca também merece atenção especial, portanto, use protetor labial sempre.

Utilize óculos escuros e boné

A fim de complementar a proteção, use bonés, chapéus e óculos escuros. Lembre-se de usar produtos de qualidade, principalmente aqueles com proteção UVA e UVB, já que também auxiliam para segurança da visão.

Conheça os sintomas do câncer de pele

O câncer de pele não melanoma se manifesta, principalmente, nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, sendo elas rosto, orelhas e pescoço. Suas principais expressões se dão por manchas que coçam, ardem, sangram ou descamam. Além disso, podem acontecer machucados a partir delas que não curam por até quatro semanas.

Se você notar que em alguma parte apareceu manchas recentes, acompanhe o crescimento e não deixe de procurar um médico assim que identificá-las, uma vez que o tratamento precoce tem mais chances de cura.

Vale ressaltar que a campanha é referente ao dezembro laranja, porém, a proteção deve acontecer durante todo o ano, e não apenas no verão, afinal, as principais partes descobertas valem para todos os períodos. Além disso, o uso do filtro solar precisa ser feito todos os dias, evitando-se que os números da doença aumentem.

Em muitos casos, as pessoas não se dão conta ou não procuram um médico, dessa forma, não há nem como contabilizar corretamente, mas fica o alerta agora que você já sabe os sintomas e quando buscar ajuda.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informarem sobre o câncer de pele.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *