.

Você sabe como calcular o peso ideal para o seu corpo?

Durante anos, o IMC (Índice de Massa Corporal) foi considerado um dos meios mais confiáveis para calcular o peso ideal de cada um. No entanto, com tantos avanços na medicina e nas pesquisas, esse método está sendo cada vez menos utilizado, já que existem outras ferramentas mais completas para esse tipo de cálculo.

O IMC consiste em dividir o peso do indivíduo pela sua altura elevada ao quadrado (IMC = Peso/ altura x altura) para saber se o mesmo está no peso ideal, acima ou abaixo dele. Contudo, diversos outros fatores devem ser levados em consideração na hora do cálculo para que o resultado seja o mais correto possível. 

É pensando nisso que, no artigo de hoje, vamos explicar como calcular precisamente o peso ideal para o seu corpo. Acompanhe! 

Composição corporal

Um dos pontos mais importantes na hora de calcular o peso ideal é saber a composição corporal, ou seja, a quantidade de massa magra (músculo) e tecido adiposo (gordura). 

Continua após o anúncio

Isso porque, muitas vezes, uma pessoa pode estar dentro do peso considerado ideal, mas ter uma porcentagem alta de gordura — o que pode gerar problemas de saúde. Por outro lado, temos os atletas, por exemplo, que normalmente têm o peso considerado acima do ideal, mas que é composto basicamente por músculos. Esse cálculo pode ser realizado por meio da bioimpedância.

Circunferência abdominal

A circunferência abdominal não se trata apenas de estética e é outro método utilizado para medir fatores de risco no indivíduo, pois o acúmulo de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal é associado ao aumento da mortalidade geral.

A medição deve ser feita 4 dedos acima do umbigo. De acordo com os médicos, se a circunferência da mulher for maior que 88 cm e a do homem maior que 102 cm, a atenção deve ser redobrada e a visita a um especialista é indispensável.

É importante também verificar as regiões com maior concentração de gordura, pois, quando concentrada em algum órgão — como o fígado, por exemplo —, ela pode representar grande risco à saúde.

Exames de sangue

Além da composição corporal e da circunferência abdominal, é importante se manter sempre atento aos exames de sangue. Por mais que o peso esteja dentro do considerável saudável, eles podem revelar alguma alteração nos níveis de colesterol, por exemplo. 

Por isso, é essencial manter os exames sempre em dia e, pelo menos uma vez por ano, realizar um checkup para acompanhar todos esses pontos citados.

Mais importante do que se manter no peso ideal, é cuidar da saúde como um todo. Estar em um peso considerado adequado não é sinônimo de saúde, portanto, é necessário manter os exames sempre em dia e fazer um acompanhamento com um profissional capacitado.

Por fim, é fundamental se manter atento aos sinais que o corpo dá e procurar auxílio sempre que perceber alguma alteração, já que muitas doenças se desenvolvem de forma silenciosa e, quando são descobertas, pode ser tarde demais.

Viu como o peso certo para cada corpo vai muito além do que números na balança? Agora que você sabe como calcular o peso ideal, curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro de todas as novidades.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *