.

O que é coqueluche, quais são os sintomas e como tratar?

Com o passar dos anos, o número de casos de coqueluche vem crescendo — e não somente entre as crianças. O fato é que é possível que pessoas mais velhas também tenham a enfermidade e, inclusive, são elas que mais a transmitem aos pequenos. Mas você sabe o que é coqueluche?

Ela nada mais é que uma doença bacteriana bastante contagiosa e que acomete principalmente crianças e adolescentes. Também é chamada de tosse aguda ou tosse comprida, e é uma doença infectocontagiosa transmitida pela Bordetella pertussis — bactéria de fácil contágio e propagação.

Neste post, falaremos mais a respeito do assunto e tiraremos todas as suas dúvidas. Acompanhe!

Quais são os fatores de risco?

Os principais fatores de risco para se contaminar com a coqueluche estão ligados à vacinação. Pode ocorrer que, com o passar dos anos, a vacina tomada quando bebê não apresente mais efeito. Nesse sentido, isso contribui para que a pessoa fique exposta à doença de novo.

Continua após o anúncio

Inclusive, as crianças não estão totalmente livres da doença até que tenham se vacinado com as três doses obrigatórias da vacina pentavalente — a qual previne contra tétano, difteria, hepatite B, coqueluche e Haemophilus influenzae B.

Quais são seus sintomas?

Os sintomas de coqueluche duram cerca de seis semanas. Além disso, eles têm três estágios — principalmente em crianças mais novas:

  1. estágio catarral — que dura de uma a duas semanas. Os sintomas são coriza, febre baixa, espirros, falta de apetite, lacrimejamento, mal-estar e tosse noturna;
  2. estágio paroxístico — dura cerca de duas semanas, e seus sintomas são acessos de tosse espasmódica ou paroxística. Eles começam repentinamente e seus episódios são muito breves, mas acontecem um atrás do outro. A pessoa infectada fica com o rosto azulado, devido aos períodos de falta de ar e ao esforço para tossir, e isso também pode provocar vômitos;
  3. estágio de convalescença — geralmente ocorre a partir da quarta semana. Os sintomas começam a regredir até desaparecer por completo.

Como se prevenir?

A melhor maneira de prevenção da coqueluche é por meio da vacinação. Os postos de saúde por todo o Brasil oferecem duas vacinas que ajudam a evitar o contágio da doença e são oferecidas gratuitamente.

É muito importante ressaltar que a imunização não oferece uma proteção permanente contra a doença, podendo durar, sem prejuízos, até dez anos. Todavia, pessoas vacinadas têm muito menos chance de contrair coqueluche ao longo da vida.

Como tratar a doença?

Em uma criança menor que não estiver conseguindo beber ou comer, pode ser preciso fazer a administração de fluidos intravenosos. A fim de que a infecção não se espalhe, ela também pode ser mantida em quarentena. Em crianças mais velhas e adultos, o tratamento pode ser realizado em casa.

Os antibióticos matam a bactéria que causa a coqueluche e auxiliam para uma rápida recuperação. Todavia, não existe muita coisa que possa ser feita para a prevenção ou o alívio da tosse. O uso de medicamentos para esse sintoma não é recomendado, pois tem pouco efeito sobre a doença.

Agora que você sabe o que é coqueluche, ficou mais fácil prevenir a doença ou até mesmo tratá-la, certo? Por mais que a imunização não tenha 100% de garantia de eficácia, a melhor forma de se prevenir contra coqueluche continua sendo a vacinação. Por esse motivo, vá até um posto de saúde, apresente seu cartão de vacina e confira se ele está em dia.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas a respeito da coqueluche? Então, não perca tempo e aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também fiquem por dentro do assunto!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *