voce-sabe-quais-sao-as-vacinas-obrigatorias-do-adulto-descubra-aqui.jpeg

Você sabe quais são as vacinas obrigatórias do adulto? Descubra aqui!

As vacinas obrigatórias do adulto são a maneira mais eficiente para prevenir doenças como sarampo, caxumba e hepatite. É fundamental receber a imunização necessária após os 20 anos para manter uma vida saudável, longe das intercorrências causadas pelas enfermidades.

Ainda que você tenha completado todo o esquema de vacinação infantil, o seu corpo não está protegido para o resto da vida. Esse é o motivo essencial para manter o esquema de vacinação atualizado com o avanço da idade. Além do mais, até pouco tempo atrás algumas das vacinas existentes hoje ainda não haviam sido desenvolvidas.

Esse procedimento é necessário para o desenvolvimento dos antígenos e anticorpos que atuarão no combate aos vírus e bactérias. Confira neste post quais são as vacinas obrigatórias do adulto!

Vacinas obrigatórias do adulto

Tríplice viral

O Brasil está sendo ameaçado por um grande número de casos de sarampo e rubéola, doenças que haviam sido erradicadas. Para se proteger dessas enfermidades e também da caxumba, o adulto que ainda não foi vacinado precisa tomar duas doses da tríplice viral com o espaço de um mês entre elas.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença grave transmitida pelo Aedes aegypti. A proteção só é efetivada quando o indivíduo recebe duas doses da imunização, com o intervalo de dez anos. Porém, conforme a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), agora uma única dose da vacina é o suficiente para manter o organismo resguardado.

Hepatite B

A hepatite B é mais uma das vacinas obrigatórias do adulto. A doença é transmitida pelo contato com sangue e secreções corporais contaminadas. Quem não tomou a vacina quando criança deve receber três doses. É preciso esperar um mês entre a primeira e a segunda aplicação, e mais cinco meses para a última dosagem.

HPV

Homens e mulheres devem se prevenir contra o Papilomavírus Humano (HPV), transmitido por meio da relação sexual desprotegida. São necessárias três doses com o hiato de um e seis meses para a imunização ficar completa.

Gripe

Apesar de não ser uma das vacinas obrigatórias do adulto para o grupo não prioritário, recomenda-se a administração anual da imunização contra a gripe, sobretudo nas pessoas com mais de 60 anos. Nesse caso, como o vírus da doença sofre mutação, é fundamental repetir a dosagem a cada 12 meses.

Riscos de ficar com o cartão de vacinação desatualizado

O indivíduo que não toma todas as vacinas obrigatórias do adulto coloca o seu organismo em risco. Algumas doenças podem levar a óbito e essa preparação biológica é a principal forma de prevenção eficiente.

Além do mais, se a população não se conscientizar da importância da imunização, as enfermidades transmitidas de uma pessoa para outra podem se disseminar e provocar uma epidemia. Portanto, é indispensável se proteger.

Os adultos que não mantêm a caderneta de vacinação atualizada colocam a própria saúde em risco e podem se transformar em transmissores das patologias para a população, especialmente para as crianças, já que elas têm o sistema imunológico mais fraco.

E aí, você está com o seu compromisso em dia? Caso não esteja, o processo é bem simples: basta procurar um posto de saúde ou uma clínica particular para tomar as vacinas obrigatórias do adulto e atualizar o seu cartão!

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe por lá nossas dicas sobre saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This