.

Mudar hábitos: como a pandemia possibilitou essa questão? Entenda!

A pandemia do coronavírus, iniciada no início desse ano, já contabilizou milhares de mortes no mundo. Como ainda não há uma vacina que possa barrar definitivamente essa doença, várias alternativas de prevenção têm sido tomadas, como mudar certos hábitos.

Medidas adotadas recentemente têm alterado a maneira na qual vivíamos antes da pandemia. Por exemplo, o isolamento social e hábitos de higiene se integraram ao cotidiano de todos e são fundamentais para evitar o avanço do coronavirus.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns hábitos fundamentais para evitar a infecção por coronavírus e perceba como que alguns deles vieram para ficar. Confira!

Higienizar alimentos e embalagens

O hábito de higienizar alimentos crus, como folhas e hortaliças, é comum entre as famílias brasileiras. Com a chegada do coronavirus, outros ingredientes vindos do supermercado também tiveram que passar por uma higienização mais austera.

Continua após o anúncio

É o caso das caixas de leite, latas de milho e ervilhas, potes de iogurte e vidros em geral. Isso, porque o vírus, que pode ser passado por contato de outra pessoa ao manusear o alimento, consegue se impregnar nessas regiões.

Somente com uma higienização correta é possível retirá-lo. Para isso, basta lavar com sabão ou solução de hipoclorito de sódio e, em seguida, enxaguar em água corrente.

Trocar a roupa depois de chegar em casa

O vírus também consegue se impregnar nas roupas, portanto é fundamental trocá-las após voltar para a casa. É importante retirar essa roupa e guardar em um saco plástico fechado ou colocá-lo diretamente na máquina de lavar, porém tampada.

Outra dica, depois de se trocar, é tomar um banho, já que há a possibilidade de o vírus ter se aderido à pele.

Lavar a mão da maneira correta

Lavar a mão é um hábito que muitas pessoas já têm, no entanto com a pandemia do coronavirus, isso deve ser feito de maneira ainda mais cuidadosa. Agora, a lavagem completa é mais demorada do que habitual, devendo durar cerca de 50 segundos a 1 minuto e meio.

O procedimento correto é a esfregar bem a palma das mãos e depois limpar detalhadamente os espaços entre os dedos. Também é importante uma limpeza rigorosa no dorso e no punho.

Seque a mão em uma toalha descartável, em caso de ambientes públicos, ou em uma toalha própria da sua casa. Também deve haver cuidado na hora de fechar a torneira, caso ela não seja automática. Nesse caso, é preciso lavar a torneira antes de ensaboar as mãos.

Entre sem sapatos em casa

Os calçados podem servir de meio de transporte para o virus. Sendo assim é fundamental ter uma sapateira na porta de entrada de casa para que você coloque os sapatos assim que chegar na residência. É preciso, também, que depois seja programada a lavagem desses sapatos.

Pandemia e os novos hábitos de higiene e saúde

Diante dos cuidados citados anteriormente, a pandemia do coronavírus tem incluído esses hábitos na nossa rotina. É possível que alguns desses hábitos possam continuar presentes nas nossas rotinas, como ocorreu no Japão há mais 10 anos, após o surto do vírus da gripe H1N1.

Depois disso, as pessoas mantiveram o uso de máscaras em suas rotinas. Elas ajudam a proteger aqueles que não estão infectados e impedem que pessoas infectadas transmitam o vírus pelo ar.

Essas foram algumas informações sobre mudar hábito durante a pandemia. Nesse cenário, é comum ficar mais ansioso, triste e preocupado, características psicológicas que podem fazer a imunidade cair. Para evitar isso, é importante evitar o estresse e manter uma alimentação saudável.

Quer agendar algum exame para saber como está sua saúde? Entre em contato com o LabCac. Temos uma equipe de alta qualidade pronta para atender você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *