conheca-os-perigos-do-efeito-sanfona-para-a-saude.jpeg

Conheça os perigos do efeito sanfona para a saúde

O efeito sanfona é um caso temido entre as pessoas que perdem peso de forma rápida. A insatisfação com o corpo, muitas das vezes, leva à decisão por medidas drásticas. É nesse cenário que as dietas restritivas são vistas como a única solução possível.

No entanto, quando o objetivo é alcançado, muitas pessoas voltam a comer normalmente, e o peso perdido é recuperado — até um pouco mais.

A oscilação dos números na balança, além de trazer um sentimento de frustração e infelicidade, causa problemas mais sérios à saúde. Por esse motivo, o emagrecimento deve acontecer de forma saudável e tranquila, sem pressa para eliminar os quilos indesejados.  

Continue a leitura para conhecer as ameaças que o efeito sanfona manifesta e aprenda o que fazer para não ser surpreendida por esse mal!

Quais são os perigos do efeito sanfona?

Já sabemos que o efeito sanfona é provocado pelas frequentes variações no peso. O que você ainda não sabe é que o sobe e desce na balança pode desencadear consequências graves. Veja só:

Doenças cardíacas

O coração é o principal órgão do corpo humano, logo, também é atingido pelos resultados negativos do engorda-emagrece. Quando o peso está mais elevado, há um acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, exigindo maior esforço para o bombeamento do sangue.

Se uma pessoa volta a ganhar peso logo após emagrecer, ela corre o risco de aumentar o colesterol, gordura associada às doenças do coração. Com o passar do tempo, o efeito sanfona pode provocar insuficiência cardíaca e outras fatalidades, como a elevação da pressão arterial e infarto.

Diabetes

A diabetes é mais uma doença que tem chances de se instalar no organismo de quem sofre com a alteração de peso constante. O efeito sanfona leva a produção acentuada de insulina, na tentativa de controlar os níveis de açúcar no sangue.

Essa ação pode sobrecarregar o pâncreas, provocando a falência de suas células e a perda da sua função. Em consequência, a diabetes aparece.  

Como evitar o efeito sanfona?

Agora que você já sabe que o efeito sanfona não está relacionado somente aos problemas estéticos, podendo gerar danos à saúde, veja três práticas que ajudam a evitá-lo:

Mantenha hábitos alimentares saudáveis

Para emagrecer é preciso maneirar no consumo de açúcar, gorduras e carboidratos. Os novos hábitos adquiridos durante a dieta precisam ser mantidos no resto da vida. Só assim você garantirá a estabilidade do peso corporal.

Os legumes, frutas e verduras são alimentos que devem fazer parte da sua rotina para sempre. Mantendo uma alimentação saudável, dificilmente você será atingido pelo efeito sanfona e vai conservar silhueta mais fina por muito mais tempo.

Pratique exercícios físicos

O erro de muitas pessoas é interromper a prática de exercícios físicos após conquistar o peso desejado. O segredo é não eliminar essa atividade da sua rotina, mesmo depois de conquistar a meta.

Exercitar o corpo é essencial para garantir o equilíbrio entre os alimentos ingeridos e o gasto calórico. Se essa conta fechar de modo correto, o seu emagrecimento será permanente. Se programe e não deixe de praticar exercícios físicos ao menos três vezes na semana, conforme o mínimo recomendado.

Fuja de promessas milagrosas 

Facilmente você encontrará dietas milagrosas que prometem eliminar “5 kg em uma semana”. A dieta da sopa, da maçã, da lua ou qualquer outra do momento vai lhe proporcionar somente uma coisa: desapontamento.

A restrição sugerida por essas dietas pode provocar uma compulsão imediata. Sem contar que, a privação de nutrientes também desencadeia fraqueza, mal-estar e tontura. Por isso, essas estranhezas não são recomendadas. Procure sempre um médico para receitar a melhor dieta de acordo com o seu corpo.

Portanto, opte pelo que é saudável e possível de ser sustentado ao longo prazo. Evite fazer dietas restritivas. Somente a disciplina e os cuidados com a alimentação garantirão que o efeito sanfona fique longe de você! 

Cuidar da saúde através de uma alimentação adequada e atividades físicas é a única maneira de preservar o seu corpo do efeito sanfona. Aproveite este momento e descubra por que é importantíssimo estar no peso ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This