.

Entenda por que se preocupar com a alimentação saudável infantil

Uma alimentação balanceada é importante para os adultos e ainda mais relevante para as crianças. Isso porque os pequenos ainda estão em processo de maturação celular, formação do sistema imunológico e de outras funções importantes do organismo, que necessitam de nutrientes suficientes para um bom desenvolvimento. A alimentação saudável infantil deve ser levada a sério.

Crianças que crescem em um ambiente onde não são estimuladas a se alimentar de maneira saudável vão ter mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e deficiências imunológicas. Dessa forma, é fundamental estimular bons hábitos, de forma que consumam regularmente alimentos como frutas, legumes e verduras.

Continue acompanhando e descubra algumas maneiras de incentivar as crianças a comerem de maneira mais saudável, sem forçá-las a fazer isso!

Dê o exemplo

As crianças aprendem com o que os pais ensinam. Desde cedo, elas observam todas as atitudes dos pais e daqueles que convivem ao seu redor, desde hábitos morais até os de alimentação.

Continua após o anúncio

Nesse sentido, é importante que a família deixe de assumir uma postura de colocar no seu próprio prato comidas de baixo valor nutritivo e obrigar que as crianças se alimentem de algo saudável. A mudança nutricional deve ser para todos.

Prepare o seu prato junto com o da criança. Mostre a ela que você vai se alimentar de verduras, legumes e também frutas. Dessa forma, fica mais fácil introduzir esses alimentos nutritivos na rotina do seu filho.

Monte cardápios variados e pratos divertidos

As crianças costumam gostar de brincar com cores variadas e objetos de diferentes texturas. A mesma coisa vale para a alimentação. Muitas vezes, elas vão se sentir desestimuladas a comer o básico feijão com arroz. É preciso inovar.

Uma dica é reinventar receitas e a forma de apresentar o mesmo alimento. Por exemplo, você pode oferecer legumes como recheio de omeletes ou panquecas. Também vale a pena transformar um prato em um personagem, colocando um nome nele e inventando uma relação entre os ingredientes. A criança, além de aprender que o ato de alimentar é algo saudável, descobre que é divertido.

Crie um ambiente ideal para as refeições

As crianças da atualidade estão envoltas em TV, smartphones e tablets. O uso dessas tecnologias, por mais que seja interessante para o processo de aprendizagem e o lazer, não é adequado durante as refeições.

O ato de comer exige concentração, fazendo com que as crianças aprendam a degustar e mastigar os alimentos de maneira correta. Esses aparelhos podem distrair o seu pequeno e fazer com que ele abandone o prato pela metade.

Nesse sentido, é fundamental criar um ambiente ideal para as refeições. Evite o uso de tecnologias e, se possível, crie um espaço alegre, convidativo e aconchegante. Por exemplo, é recomendável que as refeições sejam feitas em uma área bastante refrescada e iluminada, caso tenha um espaço assim em sua casa.

Convide as crianças para participar do preparo da comida

Muitas crianças começam a ter uma relação mais íntima com a comida quando participam do seu preparo. Isso porque elas percebem de onde vêm os alimentos e como eles podem ser preparados de diferentes maneiras.

Permita que a criança coloque a “mão na massa”. Apresente a ela as diferentes cores, texturas e outras características dos alimentos usados nos pratos do dia a dia.

Vale a pena, inclusive, convidar a criança para fazer a feira no supermercado, mostrando a ela onde você recolhe grande parte dos alimentos que vão ser servidos à mesa.

Essas foram algumas informações sobre alimentação saudável infantil. É importante sempre acompanhar os níveis de ferro no organismo da criança. Grande parte das anemias durante a infância ocorre por falta desse mineral, e a realização de exames laboratoriais é importante para detectar prováveis caso de desnutrição.

Quer saber como anda a saúde do seu filho? Leia agora nosso artigo em que falamos sobre 5 exames de rotina para crianças!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *