.

5 exames de rotina para crianças

Geralmente, os pais têm o comportamento de levar o filho ao médico somente quando a criança estiver doente. É em situações de crise de tosse, gripe ou quando apresenta manchas pelo corpo é que o profissional de saúde é solicitado. No entanto, é preciso levar em conta que as consultas frequentes e a realização de exames de rotina para crianças podem evitar problemas a longo prazo.

Isso porque esses exames trabalham de forma preventiva e ajudam os médicos a compreenderem como anda a saúde geral da criança. Assim, é possível, por exemplo, realizar diagnóstico precoce de problemas e aumentar consideravelmente as chances de cura.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça os principais os exames de rotina para crianças.

1. Exame de fezes

As fezes — ou bolo fecal — apresentam uma enorme referência para estudar doenças. Isso porque por meio da análise é possível identificar parasitas, muco anormal ou sangue oculto nas fezes, que caracterizam doenças muitas vezes graves.

Continua após o anúncio

Portanto entre os exames de rotina para crianças, é preciso incluir análise de fezes. A coleta é simples e pode ser bem orientada a partir da metodologia utilizada pelo laboratório. Por exemplo, no LABCAC explica como é feita a coleta de material, quais os parâmetros utilizados e interpretação dos resultados. Tudo para que os pais tenham maior clareza sobre os exames de seus filhos.

2. Exame de urina

A urina é outra rica fonte para o diagnóstico de doenças. Por meio dela é possível observar se há presença de bactérias e infecções e também quantificar a perda de proteína. Nesse último caso, é interessante avaliar o quadro de desnutrição infantil.

Portanto, é preciso analisar o aspecto do líquido coletado. E para realizar o exame de urina, os pais devem orientar a criança a fazer xixi e escolher a quantidade correta desse líquido.

Para que a amostra da urina não seja inutilizada pela demora na entrega ao laboratório, é importante buscar uma rede de laboratórios que esteja perto de você. É o caso da LABCAC, que apresenta várias filiais espalhadas por Indaial, Indaial (CIESS), Apiúna, Ascurra e Rodeio.

3. Hemograma

Esse talvez seja um dos exames de rotina para criança que causam mais tormento entre os pequenos. No entanto, o hemograma é extremamente importante porque consegue identificar doenças comuns na infância, como anemia e infecções, além de verificar doenças crônicas.

Para que esse exame seja tranquilo e eficiente, é importante os pais procurarem um laboratório que apresente uma equipe de trabalho que consiga passar tranquilidade para a criança.

Por exemplo, na LABCAC, é possível contar com uma equipe atenciosa e empática em relação ao comportamento infantil. Com esses profissionais, a criança vai se sentir sossegada e, até mesmo, motivada para realizar os exames.

4. Glicemia e insulina

A diabetes na infância é um problema real. Estima-se que o número de casos de diabetes tipo 1 está aumentando rapidamente, em especial entre as crianças. Por isso, é importante que você realize exames de glicemia e insulina para saber se está tudo certo.

Alguns sintomas sobre a doença de diabetes podem ser observados na fase inicial. Por exemplo, vontade frequente de urinar, fome e sede excessivas, emagrecimento e fadiga são alguns sinais que requerem um exame imediato.

5. Colesterol e triglicerídeos

As doenças cardiovasculares, muitas vezes, são diagnosticadas quando o paciente já apresenta sinais graves da doença. Por isso, é importante ter o diagnóstico o quanto antes, principalmente se a família tem um histórico familiar de problemas cardíacos ou ligados ao colesterol.

Sendo assim, é essencial incluir nos exames de rotina para crianças o exame de colesterol e triglicerídeos. Caso esses testes apresentem resultados significativos, é possível resolver o problema desde cedo, evitando complicações futuras.

Essas foram algumas informações sobre os exames de rotina para crianças. Leve seus filhos a um bom pediatra para que ele recomende os testes necessários, além dos comuns. Também explique às crianças a necessidade de ir ao médico. Fale, por exemplo, que, indo ao médico, ela evita doenças e, por isso, terá mais tempo e disposição para brincar.

Quer agendar um exame para seus filhos? Entre em contato com o LABCAC. Nosso laboratório oferece o serviço de pré-agendamento feito no próprio site.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *