.

Check up feminino: 5 exames essenciais para a saúde da mulher

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens. Apesar disso, muitas acreditam que os exames ginecológicos são os mais importantes e deixam outros de lado. Para saber se o organismo realmente está bem, o check up feminino deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

Ele é composto por testes variados, que têm a função de avaliar o corpo como um todo. Por isso, neste post, vamos elencar alguns exames essenciais para a saúde da mulher. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

1. Papanicolau

Consiste na retirada e análise laboratorial de células do colo do útero, a fim de detectar doenças sexualmente transmissíveis, infecções vaginais e sinais de câncer na região. Recomenda-se que seja feito a partir dos 21 anos, apenas por mulheres que já tem vida sexual ativa.

A coleta celular é realizada com a introdução de um instrumento na vagina (espéculo), e uma espátula para fazer a raspagem do colo uterino.

Continua após o anúncio

2. Mamografia

A mamografia é o exame radiográfico das mamas, capaz de detectar lesões benignas ou malignas que podem surgir em forma de calcificações e nódulos. Trata-se de um procedimento muito importante, visto que auxilia na identificação precoce do câncer de mama, fator que diminui em 30% o risco de morte pela doença.

3. Hemograma completo

Esse teste serve para avaliar se determinados componentes sanguíneos estão em níveis normais — leucócitos, linfócitos, bastonetes, glóbulos vermelhos etc. A partir dessa análise, é possível diagnosticar doenças como anemia, leucemia, infecções bacterianas ou virais. O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue.

4. Ultrassonografia da tireoide

A tireoide é uma glândula primordial nas reações fisiológicas do nosso organismo, pois libera os hormônios T3 e T4, que controlam os batimentos cardíacos, regulam o metabolismo, influenciam na memória, humor, capacidade de aprendizagem etc.

Por esse motivo, a ultrassonografia nessa região deve ser realizada com o intuito de verificar o tamanho dessa glândula e averiguar se existem nódulos e cistos. O exame é simples e consegue detectar precocemente diversas alterações.

5. Densitometria óssea

O exame de densitometria deve ser realizado principalmente por mulheres que já entraram na menopausa, visto que as alterações hormonais que ocorrem nessa fase podem interferir diretamente na massa óssea e favorecer o aparecimento de problemas como a osteoporose.

Esse procedimento consegue detectar o desgaste dos ossos na fase inicial, fator essencial para o alcance de resultados mais favoráveis e menor comprometimento da saúde e qualidade de vida.

Perceba então que o check up feminino é fundamental para o acompanhamento do estado de saúde, prevenção e tratamento de diversas doenças. Ele deve ser realizado mesmo quando não há nenhum sintoma. Portanto, não esqueça de separar um espaço na sua agenda para realizar esses exames tão importantes.

E aí, gostou deste post e deseja ter acesso a outros conteúdos relevantes para sua saúde, diretamente em sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba informações de qualidade! Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *