.

Entenda quais são as possíveis causas do sono constante!

Se você já acorda desejando voltar a dormir e passa o dia todo com muita sonolência, é melhor prestar atenção nisso. Muitas vezes, o sono constante é resultado de noites mal dormidas e rotinas exaustivas. No entanto, também pode ser sintoma de doenças, como a diabetes.

Neste post, vamos falar justamente sobre alguns problemas de saúde que têm como sinal o sono em excesso. Confira nossa lista e veja quais são as principais características de cada um!

Diabetes

Como você deve saber, grande parte da energia do nosso corpo vem da quebra de moléculas de glicose. O portador de diabetes não tem uma boa distribuição desse carboidrato pelas células do corpo — há uma concentração de açúcar no sangue.

Desse modo, o organismo pode ter dificuldade para produção energética e, consequentemente, o indivíduo sentirá mais sonolento. Além disso, outros sintomas como o cansaço muscular e o emagrecimento são observados.

Continua após o anúncio

Anemia

A anemia é representada por uma baixa no conteúdo da hemoglobina no sangue. Normalmente, a causa está relacionada à falta de ferro — um nutriente essencial para o transporte de oxigênio no organismo. Os principais sintomas da doença são o cansaço extremo, a sonolência e a fraqueza física.

Narcolepsia

Trata-se de um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir à noite, devido a ataques como convulsões, alucinações, paralisia e insônia. O resultado é um sono constante durante o dia, o que muitas vezes faz com que o paciente durma inesperadamente em meio a conversas, ao dirigir etc.

Depressão

A depressão é uma doença psicológica que pode ter efeitos severos sobre o corpo. Um deles é o cansaço maior que o normal, decorrente da falta de ânimo. Alguns pacientes também podem sentir muito sono durante o dia porque ficam com dificuldade para dormir corretamente, devido a sentimentos como angústia e ansiedade.

Apneia do sono

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) causa eventos repetitivos de obstrução das vias aéreas, o que leva o paciente a despertar várias vezes com falta de ar. Esses despertares podem ser tão rápidos que a pessoa nem se lembre do dia seguinte, no entanto, comprometem a qualidade do descanso.

Então, é comum que o quadro também caminhe para o sintoma de sono constante. Outras consequências são o ronco, o sufocamento noturno e, em casos mais graves, as paradas respiratórias. Esse problema é mais comum entre pacientes com obesidade.

Hipotiroidismo

Por fim, as alterações da tireoide também provocam problemas de sono. O bom funcionamento dos hormônios tireoidianos é essencial para que o metabolismo seja saudável. Quando há hipotiroidismo, as reações fisiológicas ficam mais lentas e o paciente começa a sentir mais cansaço e sono do que o normal.

Em resumo, o sono constante é sempre um sinal de preocupação: seja por representar um descanso insuficiente ou por indicar algum problema de saúde. Por esse motivo, é importante estar atentar aos sinais do corpo, realizar um acompanhamento médico regular e, em caso de suspeitas, fazer exames para o diagnóstico correto.

Para ler outros conteúdos relacionados à sua saúde, siga nossa página no Facebook. Assim, você não perderá nenhuma de nossas publicações!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *