.

Conheça as principais doenças de inverno e saiba como se prevenir

O inverno sempre traz alguns tipos de doença características do clima frio. Isso porque a temperatura fica mais baixa e o ar fica mais seco, e consequentemente existe maior tendência em se permanecer em ambientes fechados e reduzir a imunidade. Esses fatores fazem com que as principais doenças do inverno sejam aquelas relacionadas às infecções respiratórias transmissíveis ou não.

Geralmente as pessoas mais propícias a sofrer com essas doenças são as crianças e os idosos. Isso se justifica pelo fato de que o sistema imune dessas pessoas é mais fragilizado. Felizmente há tratamento para cada uma das doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça as principais doenças de inverno. E ainda saiba como tratá-las. Confira!

Resfriados e gripes

As gripes são infecções localizadas na região do nariz e da garganta, geralmente ocasionadas por infecção viral. Os sintomas são febre de aproximadamente 37,8ºC, coriza e ocasionalmente apresenta-se dor de garganta e muscular. Uma gripe pode durar de 5 a 7 dias.

Continua após o anúncio

Já os resfriados, embora também sejam causados por vírus, manifestam sintomas mais brandos, acompanhados por espirros, dor de garganta e conjuntivite. A duração é menor que a gripe, variando de 3 a 5 dias. O tratamento é realizado mediante analgésicos para aliviar a dor, além de descongestionantes nasais, consumo frequente de líquidos, como água, e muito repouso.

Rinite alérgica

A rinite alérgica acontece quando a mucosa que reveste o nariz sofre inflamação devido a invasores externos. Trata-se de uma reação alérgica acompanhada de espirros e coceira no nariz. Esses sintomas podem ocorrer durante alguns minutos ou permanecer por dias.

O elemento causador da rinite varia de pessoa para pessoa. De modo geral, pólen de plantas, ácaros ou pêlos de animais, poeira e ácaros específicos são os agentes causadores. Por se tratar de uma doença crônica, não existe cura, mas há tratamento para amenizar as crises. O tratamento se dá a base de anti-histamínicos e corticoides nasais. Ficar longe das substâncias alérgicas é fundamental.

Asma

A asma é uma doença inflamatória dos pulmões, tal como a bronquite. Ela surge quando a pessoa já apresenta uma predisposição a fatores alérgicos, como frio e poeira. Geralmente, a asma acomete mais as crianças, porém atinge também os adultos. Os sintomas clássicos são chiados no peito, falta de ar e tosse constante. O tratamento é realizado a partir de orientações do pneumologista. É comum a recomendação do uso de broncodilatadores e de corticoides.

Otite

Essa é uma das doenças de inverno que começa em uma região do organismo e migra para outra. A otite é gerada por vírus ou bactérias que atingem a garganta e depois chegam ao ouvido. Os sintomas são dor, febre e produção de secreção. A doença é mais comum em crianças que costumam entrar em contato com piscina. O tratamento pode ser a base de analgésicos e antibióticos, uma vez identificada infecção bacteriana.

Essas foram algumas doenças de inverno. É importante destacar que para algumas dessas doenças já existe vacina. É o caso da gripe. Apesar de não ser uma das vacinas obrigatórias do adulto para o grupo não prioritário, recomenda-se a administração anual da imunização contra a gripe, sobretudo para as pessoas com mais de 60 anos.

Gostou dessas informações? Deixe seus amigos e familiares saberem disso também! Compartilhe este texto nas suas redes sociais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *