.

Conheça os principais sintomas de doenças no fígado

Os problemas hepáticos só costumam dar as caras quando já estão um pouco avançados. Além disso, os principais sintomas de doenças no fígado podem passar pela rotina sem receber a devida atenção. Afinal, enjoos, dores abdominais moderadas ou perda de apetite são problemas facilmente relevados.

No entanto, quando se tornam frequentes ou muito intensos, precisam ser avaliados com certa urgência, uma vez que o fígado é um órgão vital, responsável por inúmeras funções importantes no organismo. Acompanhe e saiba mais!

As principais doenças de fígado

A seguir, abordaremos quais são as doenças no fígado mais comuns — algumas hereditárias, outras decorrentes de maus hábitos de saúde ou virais. Veja!

Hepatite

Trata-se de uma inflamação dos tecidos do fígado. Sua origem geralmente é viral, mas também pode ser causada pelo uso de alguns remédios e consumo excessivo de álcool. Vale ressaltar que existem hepatites de tipo A, B, C, D e E, algumas com prevenção por meio de vacinas já disponíveis na rede pública.

Continua após o anúncio

Cirrose biliar

A cirrose biliar primária (CBP) é uma doença crônica que ocorre devido ao acúmulo de bile no fígado. Essa situação, por sua vez, pode ser consequência do alcoolismo e de reações autoimunes do corpo, em que o próprio sistema imunológico do indivíduo produz anticorpos que destroem os ductos biliares do órgão.

Esteatose hepática

A esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, é um distúrbio que leva o organismo a depositar moléculas de gordura nos hepatócitos, o que pode evoluir para um quadro grave de hepatite, cirrose ou mesmo câncer.

Hemocromatose

A hemocromatose se caracteriza pelo acúmulo de ferro no fígado, pâncreas e coração. De forma progressiva, o excesso desse mineral causa lesões nos órgãos feitos de depósito, o que prejudica o seu funcionamento. A doença pode ser hereditária ou ocasionada por fatores ambientais.

Síndrome de Alagille

A Síndrome de Alagille é hereditária e marcada por más formações no fígado, coração, face e ossos. Seu principal traço é a colestase — uma condição em que a bile não consegue fluir corretamente do fígado para o duodeno, em razão da escassez de ductos biliares.

Os sintomas de doenças no fígado

A maioria dos problemas hepáticos tem efeitos similares sobre o corpo. Desse modo, considera-se os exames laboratoriais o meio mais eficaz de diferenciar a doenças. Um dos principais sintomas é a icterícia, situação em que a pele, as membranas mucosas e os olhos ficam amarelados. Além disso, o paciente pode apresentar:

  • dor do lado direito da barriga;
  • enjoos e vômitos frequentes;
  • urina escura;
  • perda de apetite;
  • inchaço abdominal (ascite);
  • fezes amareladas ou cinzentas.

A importância do diagnóstico precoce

O fígado tem muitas funções importantes no corpo — a regulagem nos níveis de açúcares, proteínas e minerais, por exemplo. Como é um órgão vital, reconhecer os sintomas de doenças hepáticas e diagnosticá-las precocemente torna-se essencial para que seja feito um tratamento adequado.

Para tanto, o paciente deve procurar o médico e realizar exames para medir algumas substâncias e hormônios que indicam a saúde do fígado. Entre as análises estão:

  • AST e ALT;
  • fosfatase alcalina;
  • LDH;
  • albumina etc.

Se for constatada, de fato, alguma doença, o paciente provavelmente será encaminhado para acompanhamento com o médio hepatologista. Os tratamentos normalmente incluem mudanças na dieta, o que inclui a diminuição do consumo de gorduras e ausência de álcool.

Esperamos que as informações apresentadas tenham mostrado o quanto é importante ficar de olho nos sintomas de doenças de fígado.

Você já teve alguma dessas doenças? Como foi a adaptação com a nova alimentação? Deixe nos comentários!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *