entenda-sobre-os-niveis-de-obesidade-e-seus-perigos-para-a-saude.jpeg

Entenda sobre os níveis de obesidade e seus perigos para a saúde

Não é segredo que a obesidade traz diversos perigos para a nossa saúde. Mas você sabe quais são os riscos que cada nível pode oferecer? Pois saiba que desconhecer essas questões pode proporcionar sérios transtornos futuramente.

A obesidade é uma doença crônica e, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, ela atinge 1 em cada 5 brasileiros. Esse transtorno se desenvolve, normalmente, em pessoas que não têm uma alimentação adequada e são sedentárias, ou seja, quando a ingestão de alimentos é superior ao gasto energético.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir o que precisa ser feito para evitar todos os níveis de obesidade? Leia este artigo até o final e confira!

Quais são os níveis de obesidade?

De início, é importante você entender quais são níveis de obesidade e como você pode identificá-los. Acompanhe!

Sobrepeso

É considerado sobrepeso quando o IMC estiver entre 25 a 29,9, sendo o primeiro sinal de alerta que indica que você não está se cuidando direito. Apesar de não ser visto como uma doença, é importante que você comece a equilibrar a sua alimentação, diminuindo consumo de gorduras e industrializados.

Obesidade grau 1

Nessa fase, é correto afirmar que a pessoa já desenvolveu a doença. A obesidade grau 1 é determinada quando o IMC está entre 30 e 34,9 e ela pode colaborar para o surgimento de diversas doenças. Para reverter essa situação, é importante que a pessoa elimine o sedentarismo, estabeleça uma rotina de atividades físicas e faça uma reeducação alimentar.

Obesidade grau 2

O IMC 35 a 39,9 corresponde à obesidade grau 2. Nesse caso, você precisará mudar seus hábitos por completo. Para começar, uma dieta rigorosa deverá ser estabelecida com o acompanhamento de um profissional. Já a rotina de atividades físicas precisa ser mais intensa e, acima de tudo, você precisa ter muita disposição para perder peso.

Obesidade grau 3

Também conhecida como obesidade mórbida, essa é a fase mais severa da doença e, dependendo do seu estado de saúde, é possível que o médico indique a realização de cirurgia para que você possa reduzir as medidas.

Nesse momento, é preciso que a pessoa tenha muita força de vontade, pois é muito difícil reverter esse quadro, porém, não é impossível. Com o tratamento adequado é possível superar a doença que é considerada a partir de um IMC superior à 40.

Quais são os perigos que obesidade oferece para a saúde?

Além de diminuir a autoestima, a obesidade também pode desenvolver sérias doenças. Isso acontece porque todo o seu organismo pode ser afetado pela gordura em excesso. Dentre as principais enfermidades estão:

  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • pressão alta;
  • problemas respiratórios;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • apneia do sono etc.

Como superar a obesidade?

Para superar a obesidade é necessário que você mude seu estilo de vida. Eliminar o consumo de alimentos que não são saudáveis é o primeiro passo. Para ter uma melhor orientação sobre o que comer, é importante procurar ajuda de um nutricionista, que indicará a dieta adequada para o seu caso.

Em seguida, a prática de atividades físicas também é essencial para superar a doença. Os exercícios físicos não vão apenas ajudar a eliminar peso, mas também aumentará a sua autoestima e melhorará a sua qualidade de vida.

Como você pôde perceber, todos os níveis de obesidade podem trazer sérios riscos para a sua saúde. Portanto, quanto mais cedo a pessoa entender que está obesa, melhores serão as chances de reverter o problema.

Achou nosso post interessante? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais dicas incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This