.

Distúrbios do sono: quais são os problemas mais comuns?

A qualidade do sono de uma pessoa está diretamente ligada com a sua qualidade de vida. Afinal, basta uma noite de sono mal dormida para que a pessoa se sinta de mau humor, cansada e irritada, além de afetar a realização das suas atividades ao longo do dia.

A falta de sono, principalmente quando prolongada, traz sérias consequências à saúde e pode até aumentar a predisposição para o surgimento de algumas doenças.

Ter uma ou outra noite mal dormida é considerado normal, porém, quando o problema se torna frequente, pode indicar que a pessoa apresenta algum distúrbio do sono. 

Acompanhe o texto para saber mais sobre disturbios do sono e os problemas que eles trazem para a pessoa.

Continua após o anúncio

O que são os disturbios do sono? Quais suas causas?

Os distúrbios do sono incluem uma lista de problemas com diferentes causas que afetam a capacidade da pessoa de dormir adequadamente. Esses problemas trazem consequências ruins à saúde, pois o sono é o momento de descanso e reparação para o corpo, que permite que ele funcione adequadamente durante o período de vigília (quando a pessoa está acordada).

Os distúrbios do sono mais comuns são:

Insônia

Dificuldade em iniciar o sono, ou acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir. Pode ser causada por uso de alguns medicamentos em longo prazo, ansiedade, depressão, consumi excessivo de bebidas alcoólicas.

Apneia do sono

É interrupção da respiração durante o sono por período superior do que 5 segundos por hora de sono, levando ao aparecimento de ronco. É causada por alterações anatômicas que levam à diminuição do espaço da faringe, e é agravada pela obesidade.

Bruxismo

Distúrbio no qual a pessoa aperta e range os dentes durante o sono. Seu surgimento está associado a problemas articulares, ansiedade e estresse.

Sonambulismo

Ato de sentar, falar ou andar durante o sono sem que a pessoa tenha consciência, sendo mais comum durante a infância. As causas ainda são desconhecidas.

Síndrome das pernas inquietas

É uma necessidade incontrolável de movimentar as pernas involuntariamente, que se manifesta antes de dormir e durante a noite, podendo atrapalhar o sono. O problema pode estar associado à gravidez, deficiência de ferro ou não ter causa aparente.

Quais os problemas mais comuns causados pelos distúrbios do sono?

Todos esses distúrbios atrapalham o sono de alguma forma, em graus menores ou maiores. A insônia grave pode fazer com que a pessoa passe dias sem conseguir dormir. A falta de sono, mesmo quando é mais leve, leva ao surgimento de diversos sintomas e problemas para o organismo. Os problemas mais comuns são:

Cansaço

O cansaço excessivo é o principal sintoma que surge nas pessoas com algum distúrbio do sono. A pessoa pode até conseguir dormir, mas sente que o sono são é reparador. O cansaço afeta a realização de atividades diárias, a tomada de decisões e o humor.

Perda de memória

O sono é o momento no qual o hipocampo (estrutura do cérebro humano) grava as informações. Por isso, a falta de sono fode afetar a memória.

Doenças cardiovasculares

O sono é um momento de descanso para o sistema cardiovascular, com diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial. A privação de sono aumenta o risco de doenças desse sistema.

Depressão

A falta de sono prolongada leva a alterações de humor e atitude tão profundas que podem levar à depressão.

Os distúrbios do sono podem trazer consequências sérias à saúde do indivíduo, gerando problemas não só de ordem física, como também emocional e comportamental. Por isso, ao notar alterações no sono que se tornam frequentes, o ideal é buscar um profissional de saúde para que uma avaliação mais detalhada seja realizada. Afinal, o sono reparado é um dos pilares de uma vida saudável.

Quer receber mais conteúdo como o do texto de hoje? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *