saiba-o-que-e-um-antibiograma-e-descubra-a-sua-importancia.jpeg

Saiba o que é um antibiograma e descubra a sua importância!

Por mais que haja um cuidado constante com a saúde, o ser humano não consegue controlar a exposição e contágio de certas doenças, como as infecções. No caso dessas enfermidades provocadas por bactérias, o antibiograma é o exame recomendado para avaliar a resistência do microrganismo ao antibiótico.

Quando um paciente chega ao consultório, por meio da anamnese clínica o médico conseguirá diagnosticar e receitar o remédio que será utilizado no tratamento. Contudo, uma constatação mais eficiente — ou nos casos em que o medicamento inicial não surtiu efeito —, só será possível com solicitação de um antibiograma. Dessa forma, garante-se a exatidão na escolha do fármaco que vai exterminar o problema.

O principal objetivo dessa técnica laboratorial é impedir o uso de antibióticos imprecisos e preservar a resistência do usuário. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Qual é a importância do antibiograma?

O antibiograma é fundamental no auxílio médico, pois garante que o enfermo seja submetido ao recurso terapêutico mais eficaz.

exame tem a função de determinar a vulnerabilidade ou resistência de uma bactéria a determinados antibióticos. Desse modo, o procedimento identifica contra quais medicamentos o micróbio é resistente. Assim, evita-se o uso de substâncias que ele já desenvolveu, aumentando a probabilidade de um tratamento eficaz.

Essa avaliação tem o propósito de evitar o uso de remédios imprecisos. Caso a infecção não seja totalmente curada, ela pode voltar a se manifestar de uma forma mais aguda. Nessa situação, o tratamento pode ser ainda mais difícil.

Como o exame é realizado?

Quando o médico solicita o antibiograma, o paciente deve procurar um laboratório de análises clínicas para realizá-lo. Normalmente, o método é executado a partir de uma amostra de sangue ou de urina. No entanto, também é possível fazê-lo com outros materiais, por exemplo, catarro, fezes, saliva ou células contaminadas.

Após a coleta, o espécime será cultivado em meio favorável ao seu desenvolvimento e multiplicação. Depois de constituídas, as colônias serão expostas aos antibióticos para que a sensibilidade ou resistência seja reconhecida.

A substância que destruir a atividade microbiótica, ou seja, aquela capaz de inibir e matar as bactérias, será a receita mais poderosa para o indivíduo em questão.

Em quanto tempo o exame fica pronto?

Geralmente, o resultado fica disponível de três a cinco dias após a coleta. Entretanto, nas ocorrências em que o médico não pode esperar a diagnose para início da intervenção, costuma-se iniciar o tratamento por meio da antibioticoterapia empírica. Trata-se de um recurso aplicado com base nos agentes provocadores da doença. Posteriormente, com o resultado em mãos, a troca da medicação poderá ser realizada.

O antibiograma é um teste essencial que proporciona um tratamento mais rápido e efetivo. Essa análise é o método indicado para a prescrição de antibióticos, de modo a evitar alternativas inapropriadas na cura da infecção. Por essa razão, é imprescindível que se abandone o mal costume da automedicação, sobretudo dos remédios que combatem o crescimento de microrganismos.

Você vai realizar esse procedimento ou outro exame laboratorial? Entre em contato conosco e veja como podemos contribuir na manutenção da sua saúde e bem-estar! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This