descubra-agora-como-melhorar-a-sua-saude-mental.jpeg

Descubra agora como melhorar a sua saúde mental!

A afirmação “viver mais e melhor” sintetiza um desejo comum da humanidade. Sabemos que, para alcançar esse objetivo, é necessário proporcionar condições favoráveis à preservação do nosso corpo.

Assim, visitas frequentes ao médico para realizar exames periódicos é um comportamento imprescindível para detectar doenças precocemente. Por outro lado, há um fator que costuma ser negligenciado: a saúde mental.

A estabilidade psíquica é essencial para apreciar a vida, realizar nossas atividades quotidianas e permanecer bem consigo mesmo. Dedicar atenção a esse aspecto é fundamental para administrar os sentimentos e emoções que nos atingem ao longo da nossa existência.

Transtornos psiquiátricos e neurológicos, como a depressão, Alzheimer e a dependência química, são alguns dos casos que abalam a saúde mental e precisam de cuidado médico adequado, uma que vez somente um tratamento clínico pode reverter essa situação.

Porém, com alguns procedimentos simples, é possível evitar condições extremas e melhorar o bem-estar no dia a dia.  

Veja as principais dicas para adotar na sua rotina!

Priorize uma boa noite de sono

Todo ser humano tem a necessidade de dormir bem. Durante o sono o corpo se recupera dos afazeres do dia. Enquanto dormimos, todo o organismo é restabelecido para funcionar plenamente na manhã seguinte.

Esse elemento está diretamente ligado à nossa qualidade de vida. A falta dele pode trazer consequências negativas, como a irritabilidade e a depressão. Para ter disposição e bom humor, recomenda-se de sete a nove horas diárias de sono.

Seja uma pessoa ativa

O sedentarismo é um mal que atrapalha o nosso bem-estar. Hoje em dia, muitas pessoas têm o mau costume de não dar a devida importância ao exercício físico. Para não fazer parte dessa estatística, reserve um tempo para praticar algum esporte.

Escolha a sua atividade preferida. Pode ser uma caminhada ao ar livre, musculação ou pilates. É indispensável se exercitar pelo menos três vezes na semana. Dessa forma, você melhora seus hábitos, aumenta a autoestima e concede benefícios para a saúde mental.

Dedique um tempo para relaxar

Relaxar é importante para evitar o estresse. Ao fim do dia, se dê o direito de não pensar nos problemas do trabalho e outras atribuições. Esse comportamento alivia a tensão e a ansiedade.

A meditação pode contribuir para essa tarefa, além de trazer muitas vantagens para a saúde mental. Ela auxilia na melhora da atenção e do rendimento na execução de atividades, controla a depressão e torna o ser mais consciente quanto aos seus pensamentos e emoções.

Procure ajuda profissional

Embora existam meios mais fáceis de manter a tranquilidade, nem sempre vamos conseguir sozinhos controlar as alterações psicológicas que nos limitam a viver com integridade. Em alguns casos, somente um médico psiquiatra ou psicoterapeuta podem ajudar.

As oscilações emocionais e a tristeza que permanece por muitos dias são sintomas do desequilíbrio cognitivo. Nessa circunstância, não hesite em pedir ajuda. Esses transtornos são passíveis de tratamento e logo você terá sua saúde mental resgatada.

Como você viu aqui, dormir bem é uma condição importante para manter a qualidade de vida e a saúde mental. Ficou interessado no assunto? Descubra quais são os distúrbios do sono mais comuns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This