.

Saiba agora como tratar sarampo e os exames que devem ser feitos

O sarampo é uma doença infecciosa de origem viral que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro. É uma enfermidade extremamente contagiosa e não existe uma causa específica. Embora seja simples, a maneira de como tratar sarampo pode exigir exames e bastante paciência para a recuperação.

O sarampo pode ser contraído por pessoas de qualquer idade. Mas as complicações infecciosas atrapalham particularmente crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para ter uma ideia, em algumas partes do mundo, o sarampo está entre as principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Quer saber mais detalhes sobre essa doença? Acompanhe este artigo e descubra quais são os sintomas, formas de tratamento e exames que devem ser feitos para diagnosticar o sarampo.

Quais são os sintomas do sarampo?

O sarampo apresenta sintomas bastante característicos. Por exemplo, eles atingem o sistema respiratório e também a nossa pele. A seguir, confira alguns dos principais sinais:

Continua após o anúncio

  • febre superior a 38,5 °C;
  • dor de cabeça;
  • manchas avermelhadas na pele;
  • tosse;
  • coriza;
  • conjuntivite;
  • manchas brancas na mucosa bucal.

Com o aparecimento desses sintomas, é importante buscar ajuda médica imediatamente. Isso porque, se a doença se agravar, podem surgir complicações que dão origem aos tipos de infecções respiratórias mais severas, inflamação nos ouvidos, doenças diarreicas e neurológicas.

Como tratar sarampo?

O tratamento do sarampo consiste em amenizar os sintomas da doença. Isso pode ser feito por meio de repouso, hidratação e medicamentos para reduzir a febre e a dor.

O uso de compressas também é recomendado. Elas devem ser aplicadas na região dos olhos com soro fisiológico. As compressas frias são utilizadas principalmente nos casos em que o sarampo promoveu o desenvolvimento de conjuntivite ou vermelhidão nos olhos.

Além disso, as compressas frias podem ser usadas para reduzir o quadro de febre. Por exemplo, é indicada a utilização de uma gaze molhada com água fria na região da testa, na nuca ou nas axilas para reduzir naturalmente a temperatura do corpo.

Outra dica importante é umidificar o ar. Colocar uma bacia com água no cômodo onde o doente está alocado ajuda a fluidificar secreções e facilita a sua retirada.

Quais são os exames que devem ser feitos para identificar o sarampo?

O diagnóstico de sarampo é realizado basicamente por meio de exame de sangue. Nele, é possível detectar os anticorpos IgM na fase aguda da doença, ou seja, entre os primeiros dias e a quarta semana após o aparecimento dos sintomas.

Nesse exame, também podem ser avaliados os anticorpos específicos da classe IgG. Eles costumam aparecer na fase aguda da enfermidade e geralmente podem ser detectados muitos anos após a infecção.

Essas foram algumas informações sobre como tratar sarampo. É importante destacar que a melhor forma de evitá-lo é por meio da vacinação. Ela pode ser aplicada a partir de um ano de vida, tem doses de reforço de cinco anos e pode ser tomada por pessoas que ainda não contraíram a doença.

Com tantos sintomas, é possível confundir sarampo com outras doenças. Para não ter dúvidas, leia este artigo e descubra quais são os principais sinais de doenças no fígado.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *