estar-no-peso-ideal-e-importantissimo-entenda-os-impactos-na-saude.jpeg

Estar no peso ideal é importantíssimo: entenda os impactos na saúde

Se você acha que os benefícios de estar no peso ideal incluem somente a aparência física e a autoestima, está muito enganada! O sobrepeso e a obesidade podem favorecer o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, por isso, é importante prestar atenção na balança.

Continue a leitura deste post e descubra os diversos benefícios de estar no peso ideal.

Diminui o Risco de Diabetes

Quem está acima do peso tem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2, pois geralmente possui altos níveis de glicose no sangue.

Essa doença pode causar uma série de complicações como infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, amputações, cegueira e insuficiência renal.

Portanto, é fundamental manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e estar no peso apropriado para evitar e/ou controlar o diabetes.

Melhora a atividade sexual

O primeiro problema relacionado ao sobrepeso é a autoestima. Homens e mulheres sentem-se menos à vontade na hora da relação, o que atrapalha a atividade sexual.

Por outro lado, o excesso de gorduras prejudica o sistema vascular e, dessa forma, dificulta a irrigação sanguínea dos vasos capilares que passam pelos órgãos íntimos, culminando em disfunção sexual.

Previne doenças cardiovasculares

Estar no peso apropriado aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) e diminui a quantidade de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos (gordura). Logo, há uma redução nos riscos de entupimento das artérias e, então, o organismo fica menos propício a desenvolver doenças cardiovasculares.

Além disso, manter o peso corporal saudável faz com que o coração trabalhe de forma mais eficiente, minimizando os riscos de ataque cardíaco e a ocorrência de pressão arterial alta.

Aumenta a disposição

Estar no peso adequado pode aumentar até a sua disposição! Isso acontece porque o organismo fica mais leve e reage melhor aos estímulos musculares e respiratórios. 

Assim, o fôlego não é prejudicado, você cansa menos durante a prática de exercícios físicos e, ainda, tem mais energia e disposição para todas as atividades do dia a dia.

Reduz a dor

O sobrepeso exerce maior pressão sobre as articulações, os músculos e os ossos, fazendo-os trabalhar muito, mesmo que seja apenas para realizar pequenos movimentos. Em consequência, há aumento nas dores, principalmente na parte inferior do corpo.

Portanto, o peso correto permite a realização de movimentos de forma mais eficiente, além de reduzir os danos provocados pela sobrecarga.

Previne câncer

Estar dentro da faixa de peso adequado minimiza a possibilidade do desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Mulheres acima do peso possuem maior risco de terem câncer de mama, útero, ovário, cólon, vesícula biliar e cervical.

Já os homens com sobrepeso estão mais propensos a desenvolverem câncer de cólon, próstata e reto. Ademais, o excesso de gordura favorece a ocorrência de inflamações, que bloqueiam as defesas do organismo contra as células tumorais.

Contagia família e amigos

Um dos benefícios de estar no peso ideal é poder contagiar a todos que estão a nossa volta. Quando uma pessoa está saudável, ela se sente bem consigo mesma e consegue transmitir a sua felicidade para amigos e família, incentivando-os a também atingirem um peso saudável.

E não é muito mais fácil manter-se no peso quando as pessoas mais próximas também estão de olho na balança? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos os benefícios de estar no peso ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This