.

Imunoglobulina E: o que é e quando deve ser feito o exame?

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 30% da população do nosso país sofre de problemas alérgicos. Entre as principais causas estão ácaros, fungos, pólen, pelo de animais e até determinados alimentos, como ovo, frutos do mar, nozes e castanhas.

Apesar de serem comuns, as alergias podem provocar sintomas graves. Por isso, é muito importante ficar de olho no nível de imunoglobulina E no organismo, um anticorpo que está diretamente relacionado com as reações alérgicas. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste post!

O que é a imunoglobulina E?

A imunoglobulina E é um tipo de anticorpo presente no sangue, ativado quando há a presença de corpos estranhos no organismo, denominados alérgenos.

Ela atua como um mecanismo de defesa e, ao investigá-la, consegue-se detectar problemas respiratórios, doenças infecciosas, parasitárias e inflamatórias.

Continua após o anúncio

O que significa alterações nas taxas de imunoglobulina E?

Em condições normais, o IgE é encontrado em baixas concentrações em nosso organismo. No entanto o contato com um alérgeno faz com que esse anticorpo aumente no sangue, na tentativa de combater o corpo estranho.

Assim, o aumento das taxas de imunoglobulina pode significar que o indivíduo tem:

  • rinite;
  • asma;
  • dermatite atópica;
  • parasitas intestinais;
  • etc.

Quando o exame de IgE total deve ser solicitado?

Esse exame deve ser solicitado quando é necessário identificar condições alérgicas ou verificar a predisposição que uma pessoa tem para desenvolver alergias.

O teste também ajudará a determinar qual conduta deve ser adotada para tratar o problema, de modo que a pessoa alérgica não sofra consequências.

Como ele é feito?

A verificação dos níveis de IgE é feita a partir do exame de sangue. Retira-se uma amostra sanguínea da veia para análise e, ao obter o resultado, compara-se os números com os valores de referência, que variam conforme a faixa etária.

Trata-se de um teste eficiente e rápido, que não requer o jejum para ser feito. Os anti-histamínicos não alteram o resultado do exame, mas vale lembrar que o paciente deve informar se fez o uso de medicamentos recentemente.

O que fazer se a imunoglobulina E estiver elevada?

Para confirmar o diagnóstico, pode ser necessária a realização de um teste de alergia, que consiste em colocar o indivíduo em contato com as substâncias suspeitas de causar reação alérgica. Se confirmado, recomenda-se a utilização de medicamentos anti-histamínicos, que devem ser prescritos por um médico especialista. Além disso, também é fundamental evitar a exposição aos alérgenos.

O tratamento é contínuo e requer o acompanhamento de um profissional. No entanto, com os devidos cuidados, pessoas alérgicas vivem bem e com qualidade de vida, sem complicações decorrentes das alergias.

Perceba então que a taxa de imunoglobulina E revela aspectos importantes sobre a sua saúde. Para verificá-la, lembre-se de escolher um laboratório confiável, como o LABCAC, para garantir qualidade e segurança na realização do seu exame.

E aí, gostou deste post? Precisa fazer esse teste ou ainda tem dúvidas sobre a imunoglobulina E? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar! Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *