.

Entenda o impacto negativo do estresse para o organismo

O estresse é uma maneira de o organismo se colocar diante de qualquer desconforto. É uma reação que temos quando nos sentimos em uma situação de perigo. Como resposta, o organismo libera uma série de hormônios e de substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina. O objetivo é preparar o corpo para uma eventual ação física, como correr durante um incêndio.

A constância na manutenção de um estado de estresse por períodos prolongados prejudica a saúde. Isso porque, durante momentos de estresse, o cortisol liberado faz aumentar os níveis de açúcar e a pressão arterial. O resultado disso pode ser complicações cardiovasculares e sofrimento mental.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas consequências do estresse para o organismo. Em seguida, descubra como combater esse mal, sem fazer uso de medicamentos. Confira!

Consequências do estresse para o organismo

Náuseas ou tonturas

O estresse altera o funcionamento do aparelho gástrico. Uma das mudanças principais é alteração no nível de acidez do estômago. Com isso, há o surgimento de náuseas e até de tonturas causadas pela má digestão, gastrite ou formação de uma úlcera.

Continua após o anúncio

Pele ressecada

O estresse causa problemas no processo de hidratação adequada da pele. O estresse ajuda a diminuir o desejo de ingerir água e aumenta a tendência de consumir café ou substâncias à base de açúcar. Assim, a hidratação é comprometida, o que faz com que a pele fique ressecada.

Batimento cardíaco acelerado

Os batimentos cardíacos aumentam em uma situação de estresse. Isso ocorre porque, nesse momento, há uma grande descarga de adrenalina que promove o aumento da coagulação sanguínea, contraindo os vasos cardíacos. Por isso que há chances de um infarto durante crise de stress.

Boas práticas para o combate do estresse

Dormir bem

O cansaço físico e mental é um dos elementos que promovem o desenvolvimento do estresse. Por isso, é importante ter tempo para conseguir descansar todas as noites. Durante o sono, é possível reorganizar os pensamentos durante o dia e também renovar a formação das células.

Fazer exercício físico

Atividade física é uma ótima controladora dos hormônios do estresse. Durante a prática de uma atividade física, são melhoradas a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro e a liberação de substâncias que atuam na eliminação de patógenos.

Sendo assim, é importante fazer exercício físico regularmente, por, pelo menos, 30 minutos algumas vezes na semana. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, mas você pode começar por uma breve caminhada ao redor da praça do seu bairro ou andar de bicicleta. Com o tempo, você adquire hábitos e logo já vai ter uma prática frequente de atividade física.

Desfrute de momentos de lazer

O estresse é altamente potencializado quando há muita pressão intelectual. Portanto, é importante evitar que, durante o fim de semana, você entre em contato com questões do trabalho. É recomendável desfrutar de momentos de lazer, buscando passear, por exemplo, por uma praia ou por uma praça. A conexão com a natureza vai ser interessante para aliviar o estresse.

Cuidados com alimentação

Alguns alimentos podem aumentar o quadro de estresse, como aqueles à base de cafeína. É importante trocar refrigerantes e chás e até mesmo um cafezinho por alimentos que promovem o bem-estar. É o caso de ingerir, por exemplo, banana, nozes e amendoim, que trabalham para produção de substâncias que combatem o cansaço.

Essas foram algumas informações sobre o estresse. Além de todas essas dicas, é fundamental, para combater o estresse, a correta administração da rotina. Isso quer dizer que você deve distribuir as tarefas durante o dia a fim de evitar acumular obrigações para outros dias. Nesse sentido, você vai ter mais tempo para cumprir as suas metas diárias e evitar o acúmulo de tarefas que podem causar estresse.

Já quer começar a combater o estresse? Leia este texto e conheça 5 hábitos saudáveis que podem mudar a sua vida.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *