.

Confira as doenças de colesterol e suas consequências para a saúde!

As doenças de colesterol são uma fatalidade que podem atingir quem não exerce controle sobre a alimentação. Fundamental para o funcionamento do organismo, a gordura produzida pelo fígado compõe diversas membranas celulares e pode causar uma série de problemas quando atinge níveis elevados.

Essa substância também é introduzida no corpo pelo consumo de alimentos ricos em gorduras trans, saturada e açúcar. Quando há uma alta dosagem de colesterol surgem os riscos à saúde, como a obesidade, hipertensão arterial e infarto.

O HDL e o LDL são as categorias que expressam valores mais importantes. Durante o transporte da gordura do fígado para os tecidos — função exercida pelo LDL —, o material pode ser acumulado nas veias e artérias, obstruindo-as. Portanto, evitar essa ocorrência é fundamental para a saúde.

Para entender melhor, acompanhe este artigo e descubra as implicações negativas do colesterol, e como evitá-las!

Continua após o anúncio

Saiba como identificar o colesterol alto

Ao contrário do que se costuma falar, o colesterol alto não provoca sintomas. Isso quer dizer que quando o corpo se manifesta, é sinal de que alguma das doenças relacionadas a ele já está instalada.

Desse modo, a única maneira de saber se o colesterol está alto é mediante a um exame de sangue. O lipidograma é o método utilizado na obtenção do perfil lipídico do paciente. A avaliação identifica os valores do colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicérides presentes na corrente sanguínea.

Devemos ter atenção aos níveis de HDL e LDL, pois eles indicam o risco de patologias cardíacas e outras provocadas pelo colesterol, como a diabetes.

Descubra quais são as doenças de colesterol mais comuns

O surgimento de algumas enfermidades, principalmente as cardiovasculares, está associada ao excesso de colesterol. Veja algumas delas.

Infarto

O coração é a principal parte afetada pelo colesterol elevado. Quando há uma grande concentração de LDL no organismo o risco de infarto aumenta.

Essa situação ocorre porque a gordura entope as artérias, e o fluxo sanguíneo que retorna ao órgão central fica bloqueado. Desse modo, a musculatura é lesionada por falta de sangue e oxigenação. Como resultado há um enfraquecimento cardíaco, que pode levar até mesmo ao óbito.

Hipertensão

O esforço que o coração faz para bombear o sangue é designado como hipertensão ou pressão alta. Quando há colesterol acumulado nas veias, artérias e vasos sanguíneos, é necessário mais força para que o líquido vermelho consiga ultrapassar as passagens obstruídas.

Nessas condições, a pressão arterial é elevada e pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Obesidade

A obesidade é mais um fator associado ao colesterol alto. Uma dieta rica em calorias e gorduras aumenta o nível de LDL no organismo e prejudica o sistema cardíaco. Portanto, é fundamental manter uma alimentação variada, com a ingestão de frutas, legumes e verduras.

Conforme você deve ter percebido, as doenças de colesterol representam um grande perigo. A melhor maneira de evitá-las é a inclusão de hábitos alimentares saudáveis e práticas regulares de atividade física. Assim, é possível manter regularizadas as taxas de colesterol bom e ruim.

Agora que você já sabe como prevenir seu organismo dos problemas causados pelo colesterol, aproveite e confira as dicas para manter a boa saúde e viver com mais disposição! 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *