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5 dicas para lidar com problemas de pressão no dia a dia

Os problemas de pressão podem estar associados a diversos fatores que vão desde a alimentação até uma vida sem a prática de atividades físicas. Nos dias de hoje, tem se tornado cada vez mais difícil deixar o sedentarismo de lado para ter uma vida mais saudável, devido a correria do dia a dia e o conforto que a tecnologia proporciona.

Porém, isso não pode se tornar uma desculpa para não cuidar da sua saúde. Lembre-se de que ela é o bem mais precioso que você tem.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com 5 dicas incríveis para mostrar a você como lidar com problemas de pressão no dia a dia. Vem conferir!

1. Mantenha uma faixa de peso ideal

Quanto maior for o seu peso, mais difícil será para o coração bombear o sangue, pois será exigido muita força do músculo, podendo acarretar no desenvolvimento da pressão alta.

Por isso é importante adotar uma dieta com baixo teor de gordura, pois ela libera substâncias diretamente na corrente sanguínea, fazendo com que haja um aceleramento na pressão, colocando em risco a vida do indivíduo.

Se o seu peso for controlado, ficará ainda mais fácil de controlar a sua pressão arterial.

2. Reduza o sal nos alimentos

Por mais que o sal seja um mineral muito importante para o seu organismo, é preciso consumi-lo com moderação. Em geral, os alimentos processados contêm mais sal, por isso é necessário evitá-los.

O sal ajuda na retenção de líquidos, um dos fatores que auxiliam no desenvolvimento dos problemas de pressão. Devido a isso, é importante que você diminua o sal na alimentação e varie com outros temperos, como cebola, alho, salsa etc.

3. Pratique atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para quem quer ter uma vida saudável. Por meio dela, é possível evitar várias doenças, dentre elas os problemas de pressão.

Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de colesterol, diminui o seu percentual de gordura, fortalece a estrutura muscular e óssea e ainda melhora o condicionamento cardiovascular.

Porém, se você já tem problema de pressão, um médico deve ser consultado antes de realizar qualquer atividade física, pois é ele quem vai orientá-lo sobre quais exercícios você estará liberado para praticar.

4. Faça um acompanhamento constante

Problema de pressão é um assunto sério, por isso é de suma importância que haja um controle rigoroso e um acompanhamento constante de um especialista.

Os exames regulares não servem apenas para identificar o problema logo no início, mas também para adequar o uso de medicamentos, a fim de proporcionar um tratamento mais eficaz.

5. Aprenda a diferenciar os sintomas de cada tipo de problema de pressão

Os problemas de pressão alta ou baixa não podem de forma alguma ser confundidos. Para evitar que isso aconteça, listamos abaixo os principais sintomas de cada uma delas. Acompanhe!

Os sintomas de pressão baixa são:

  • vertigem e tontura;
  • falta de energia;
  • fraqueza nos músculos;
  • dor de cabeça;
  • sensação de desmaio;
  • sonolência;
  • boca seca;
  • enjoo;
  • palidez;
  • visão embaçada ou turva.

Os sintomas de pressão alta são:

  • sonolência;
  • dor na nuca e na cabeça;
  • enjoo;
  • zumbido no ouvido;
  • palpitações cardíacas;
  • dificuldades para respirar;
  • pequenos pontos de sangue nos olhos;
  • visão dupla.

Os problemas de pressão precisam ser controlados rigorosamente, por isso é essencial que você tenha um acompanhamento médico e siga à risca tudo o que for determinado por ele. Cuide bem da sua saúde! Realize atividades físicas, cuide da sua alimentação e tenha uma vida mais saudável possível. Com o passar do tempo, você notará que todo o esforço valeu a pena!

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