.

5 benefícios das atividades físicas para você ter uma vida saudável

Por mais que tenhamos uma rotina cansativa e atarefada, devemos ter alguns cuidados com a nossa saúde, o que inclui a prática regular de exercícios físicos. Você sabia que um dos principais benefícios das atividades físicas é a prevenção de problemas graves como o câncer, cardiopatias e diabetes?

Isso porque esse hábito ajuda a controlar o colesterol, a glicemia e pressão, além de evitar uma vida sedentária — fatores de risco para muitas doenças. Mas as vantagens não param por aí, por esse motivo, preparamos este post e explicaremos outros ganhos que é possível obter ao se exercitar diariamente. Continue a leitura!

Principais benefícios das atividades físicas

A seguir, explicaremos como os exercícios físicos contribuem em diversos aspectos para garantir um organismo plenamente saudável. Acompanhe!

1. Redução do estresse e cansaço

Durante os exercícios, o corpo libera importantes substâncias e diminui a produção do que não favorece um bom desempenho fisiológico e psicológico. A serotonina e dopamina, por exemplo, proporcionam benefícios, pois aumentam o prazer e bem-estar. Já o cortisol — hormônio que causa sensação de cansaço — tem suas taxas reduzidas. Assim, ao longo do dia, você se sentirá menos estressado e cansado, o que é indispensável para manutenção da saúde mental.

Continua após o anúncio

2. Auxílio no controle de peso

Não só pessoas que desejam emagrecer devem se exercitar, quem pretende controlar o peso também precisa adquirir esse hábito. Quando ingerimos alimentos, as calorias contidas na refeição ficam armazenadas em forma de gordura e aumentarão o seu peso se não forem queimadas.

3. Aumento da disposição

As atividades físicas geram um aumento da frequência cardíaca e do fluxo de sangue, fator que eleva a energia do praticante e garante mais vigor. Além disso, também possibilita um sono de mais qualidade e uma sensação revigorante que durará o dia todo e aprimorará a produtividade nas tarefas cotidianas.

4. Alívio da tensão muscular

O alívio da tensão muscular se deve ao fato do organismo liberar a endorfina, um neurotransmissor que gera felicidade e relaxamento. Dessa forma, os músculos ficam menos rígidos e sobrecarregados.

5. Aumento da resistência

Os exercícios físicos trabalham a força e flexibilidade, o que eleva o desempenho dos músculos, pois promove o fortalecimento muscular e, consequentemente, a resistência.

Cuidados com a prática de atividade física

Além de praticar atividade física, é necessário cuidar de alguns aspectos para obter resultados mais satisfatórios. Veja!

Alimentação

Uma rotina alimentar equilibrada fornece a energia necessária na hora das atividades. Então, alimente-se bem e não esqueça que a refeição antes de se exercitar deve ser feita pelo menos 30 minutos antes da prática, com o intuito de prevenir o mal-estar.

Hidratação

A água ajuda a eliminar as toxinas do organismo e manter o corpo sadio. Por isso, beba em média 2 litros por dia e não esqueça de consumi-la durante os exercícios, pois a desidratação ocasiona fraqueza, tontura e outros problemas.

Acompanhamento profissional

O auxílio de um nutricionista faz com que a alimentação esteja de acordo com o seus objetivos e adequada à intensidade dos exercícios, enquanto um profissional de educação física garante que os treinos sejam realizados de maneira correta, o que evita lesões musculares.

Agora que você já sabe os benefícios das atividades físicas, considere a possibilidade de fazer exercícios físicos pelo menos algumas vezes na semana. Em pouco tempo, será possível perceber uma melhora significativa no bem-estar e autoestima.

E aí, gostou deste post? Pretende incluir os exercícios físicos na sua rotina e melhorar sua qualidade de vida? Conte para a gente nos comentários!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *