.

Entenda mais sobre o colesterol alto. Conheça as principais formas de tratamento

O colesterol é uma gordura que tem um papel fundamental no nosso organismo. Por meio dele, é possível que as membranas celulares sejam construídas e que haja a produção de hormônios como a vitamina D e a testosterona, que são indispensáveis para os processos metabólicos do organismo. O que pode ser prejudicial é o excesso dessa substância, isto é, o colesterol alto.

Isso porque essa condição desencadeia vários problemas, como as doenças cardiovasculares. Por exemplo, sabe-se que o colesterol alto pode causar aterosclerose e também o infarto agudo do miocárdio.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça as causas do colesterol alto, seus sintomas e os exames para identificá-lo. Também descubra quais as formas de tratamento. Confira!

Causas mais comuns do colesterol alto

Geralmente, o colesterol alto está associado a uma alimentação desregulada. Por exemplo, uma dieta repleta de gorduras ruins ou até mesmo rica em bebidas alcoólicas estimula o fígado a produzir colesterol em níveis elevados.

Continua após o anúncio

Além disso, é importante considerar que a alimentação desregrada pode desencadear o sobrepeso, a obesidade, a diabetes e outras doenças muito relacionadas ao colesterol alto.

Outro fator que contribui para esse problema é o estilo de vida sedentário. A falta de atividade física faz com que o colesterol ruim não seja eliminado do organismo, gerando consequências graves.

Ainda é importante destacar outra causa para o colesterol alto: o histórico familiar. Isso quer dizer que, caso alguém da sua família já tenha sofrido com esse problema, a chance de você também desenvolvê-lo é bem maior. Nessa situação, é recomendável que você tenha cuidado redobrado em relação ao seu estilo de vida e à sua alimentação.

Sintomas do colesterol alto

Diferentemente de outras doenças, o colesterol alto, em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas. É um mal silencioso que costuma avançar sem que o paciente perceba.

Na verdade, percebe-se que o sujeito tem colesterol alto quando ele começa a desenvolver outras enfermidades associadas ao problema. No entanto, palpitação, falta de ar e dor no peito são sintomas indiretos dessa condição.

Exames que podem ser feitos para identificar o colesterol alto

A melhor maneira de identificar o colesterol alto é por meio de um exame de sangue. Com ele, é possível  verificar a quantidade de colesterol total e os tipos de gordura presentes no seu corpo, tais como o LDL (o colesterol ruim), o HDL (colesterol bom) e os triglicerídeos.

Além disso, é importante sempre buscar um exame laboratorial para saber sobre a quantidade correta do colesterol total. Isso porque muitas pessoas procuram o teste rápido, geralmente oferecido em farmácias. No entanto, esse exame não consegue ter um alto detalhamento sobre as condições do problema.

Após o exame de sangue, é fundamental procurar um médico para a interpretação dos valores ideais de colesterol. Somente o profissional de saúde pode considerar as condições físicas do paciente. Por exemplo, no caso de diabéticos, eles apresentam níveis de colesterol bastante específicos, diferentemente da população não diabética.

Formas de tratar o colesterol alto

O colesterol alto pode ser controlado e até mesmo eliminado com certos cuidados do dia a dia. Por exemplo, recomenda-se a prática de atividades físicas. Procure fazer uma caminhada de, pelo menos, meia hora diariamente ou três vezes por semana.

Outra maneira de tratar o colesterol alto é por meio da alimentação. Retire do seu prato alimentos gordurosos, como frituras e carnes gordas. Prefira consumir frutas, verduras e legumes diariamente. Além disso, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Essas foram algumas informações sobre o colesterol alto. Lembre-se de que é importante sempre realizar exames periodicamente para poder controlar o nível de colesterol. Além disso, essa é uma maneira de você identificar outras possíveis doenças e avaliar junto a seu médico o melhor caminho para o tratamento, que pode ser feito, inclusive, com medicamentos.

Falando em saúde, você está com a sua vacinação em dia? Descubra em mais um de nossos conteúdos quais são as vacinas obrigatórias que todo adulto deve tomar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *