5-dicas-de-como-desintoxicar-o-corpo.jpeg

5 dicas de como desintoxicar o corpo

O excesso alimentar traz más consequências para o nosso organismo. Retenção de líquidos, inchaço e distensão abdominal são somente alguns dos efeitos que notamos com mais facilidade, e que podem aparecer após o consumo de comidas gordurosas ou ricas em açúcar. Para evitar essa sensação desagradável é preciso saber como desintoxicar o corpo a fim de voltar à normalidade mais depressa.

A desintoxicação corporal é um processo que ajuda na eliminação das toxinas através do consumo de frutas, vegetais e alimentos in natura. Essa prática pode ser adotada a partir de orientações simples, por qualquer pessoa que tenha o objetivo de aliviar o organismo dos exageros cometidos.

Quer saber como desintoxicar o corpo e voltar a se sentir bem com a sua forma física? Veja as 5 dicas essenciais que preparamos para você!

1. Beba bastante água e chás naturais

A água é o líquido amigo do nosso corpo. Quando estiver fazendo um detox, reforce a hidratação para facilitar a saída das substâncias nocivas. Profissionais da saúde recomendam a ingestão de 2 litros de água por dia. Ao acordar, acostume-se a tomar um copo de água em jejum para limpar o corpo, reidratar e auxiliar o funcionamento do seu intestino.

Se você é um apreciador dos chás, inclua-os na sua rotina para minimizar a retenção de líquidos, sempre dando preferência às ervas naturais. Para limpar o organismo vale escolher entre o chá de hibisco, chá-verde, cavalinha e outros.

2. Consuma frutas e verduras orgânicas

Frutas e vegetais são importantes na tarefa de desintoxicar o corpo. As fibras, antioxidantes e outros nutrientes presentes nesses alimentos proporcionam muitos benefícios ao organismo.

Priorize esses alimentos e monte um prato bem colorido nas refeições principais, com muitas folhas e legumes. Para a sobremesa ou lanches intermediários, coma uma fruta. A melancia e o abacaxi são opções diuréticas e colaboram na excreção das impurezas, já as frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C.

Você vai obter ainda mais vantagens caso possa adquirir produtos orgânicos. Esses alimentos são livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, portanto, não debilitam o sistema imunológico com o passar do tempo.

3. Evite alimentos industrializados

Se a sua intenção é aprender a desintoxicar o corpo, saiba que evitar alimentos industrializados é essencial para obter bons resultados.

Por mais que seja prático optar por um produto pronto para consumo na prateleira do supermercado, esses alimentos são ricos em gordura, açúcar e sódio, grandes vilões da alimentação saudável.

Substitua os temperos artificiais, sucos, chás, biscoitos e outras comidas instantâneas por alternativas naturais.

4. Tenha uma alimentação rica em fibras

No período de desintoxicação do corpo é imprescindível manter as fibras no cardápio. Essa substância, além do alto valor nutricional, também impede a reabsorção das toxinas pelo intestino e auxilia a eliminação de gordura.

As fibras são encontradas em alimentos como brócolis, alface, couve, aveia, beterraba, cenoura, maçã, pera, goiaba, arroz e pão integral. No entanto, esteja atento: ao consumir fibras é importante beber uma boa quantidade de água para evitar a prisão de ventre.

5. Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos é tão importante quanto manter uma alimentação saudável e equilibrada. Colocar o corpo em movimento é interessante para prevenir doenças cardíacas e também é uma das possibilidades para desintoxicar o corpo, pois, o chumbo presente nos agrotóxicos utilizados nos produtos agrícolas é eliminado através do suor. Escolha a atividade física de sua preferência e exercite-se!

Com todas essas orientações, agora você já sabe como desintoxicar o corpo quando houver alguma extravagância alimentar. Aproveite e descubra o que fazer para ter uma alimentação saudável e uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This