confira-4-formas-para-prevenir-o-diabetes.jpeg

Confira 4 formas para prevenir o diabetes

Prevenir o diabetes é uma atitude que todos deveriam tomar, porém, sabemos que na prática não é isso que acontece. O diabetes é uma doença silenciosa, ele se desenvolve porque o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para poder suprir as necessidades do nosso organismo, ou então porque o hormônio não está agindo da maneira adequada.

A insulina é responsável por reduzir a glicemia, fazendo com que o açúcar presente no sangue penetre as células. Quando não há produção suficiente, ou até mesmo se ela não agir da maneira correta, o açúcar permanece no sangue, aumentando assim a glicose e ocasionando, consequentemente, o diabetes.

Porém, existem algumas formas de prevenir o diabetes. Neste artigo destacamos 4 hábitos que você pode adotar para evitar a doença. Acompanhe!

1. Pratique exercícios físicos

O sedentarismo pode levar ao desenvolvimento do diabetes, portanto, a prática de exercícios físicos é o primeiro hábito que você precisa adotar para evitar a doença.

Comece com caminhadas leves, de 30 minutos, ou até mesmo com a prática de algum esporte que você gosta, assim fica mais fácil aderir ao costume.

A prática de exercícios físicos faz com que os músculos melhorem o aproveitamento da glicose, prevenindo outros problemas de saúde relacionados ao diabetes, tais como:

  • doenças cardiovasculares;
  • mau funcionamento dos rins;
  • alteração na retina.

2. Cuide da qualidade do seu sono

Ter boas noites de sono também são importantes na prevenção ao diabetes. Isso porque quando você não dorme bem, o seu relógio biológico é alterado, o que faz com que o seu ritmo metabólico retarde, aumentando assim os riscos de elevação dos níveis de glicose.

Para conseguir dormir bem é importante que você crie uma rotina antes de ir para a cama, e se mesmo assim o sono não vier, procure realizar alguma atividade relaxante, como ler um livro, por exemplo, isso vai fazer com que o sono venha mais rápido.

3. Controle o estresse

Quando as pessoas enfrentam algum tipo de problema emocional, elas tendem a consumir alimentos mais gordurosos e também se tornam mais propensas ao sedentarismo. O estresse aumenta o apetite e, consequentemente, afeta o seu grau de satisfação.

Juntando todos esses fatores, conclui-se que o estresse colabora para o desenvolvimento do diabetes, pois se o estresse é constante, os riscos de você engordar e ficar doente aumentam.

4. Fique atento à alimentação

Por último, mas não menos importante, uma alimentação balanceada é essencial para prevenir o diabetes.

Existem alimentos que aumentam a taxa de glicose em nosso corpo, fazendo com que o pâncreas tenha que produzir mais insulina, o que acaba sobrecarregando-o. Isso ocorre porque a taxa de glicose existente nesses alimentos é digerida pelo organismo e entra na circulação sanguínea de uma maneira muito rápida.

Não são somente os doces que precisam ser evitados, mas também:

  • molhos prontos (ketchup, mostarda, etc);
  • refrigerantes;
  • embutidos;
  • frituras;
  • salgadinhos; 
  • sucos industrializados.

Dar atenção especial a sua saúde é a melhor forma de prevenir o diabetes. Por ser uma doença que ainda não tem cura, é muito importante que você mude seus hábitos para evitar que ela se desenvolva. A realização de exames médicos também é essencial para a prevenção da doença, por isso, é interessante que você os realize periodicamente, para ter certeza de que tudo está em ordem.

Gostou deste artigo? Que tal receber conteúdos como este na sua caixa de entrada? Então não perca tempo, assine agora a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This