.

Exames para hepatite: veja quais podem identificar a doença

Hepatite é a denominação de uma doença que ocasiona inflamação no fígado. Existem muitas causas, como infecção por micro-organismos (vírus), consumo excessivo de bebida alcoólica e utilização de determinados medicamentos. São três os tipos: A, B e C. Existem alguns exames para hepatite que facilitam o diagnóstico correto.

Nos últimos anos, houve um aumento nos casos de hepatites virais no Brasil. Geralmente, são doenças silenciosas, que podem passar despercebidas na vida das pessoas até o momento em que os sintomas começam a surgir. Por isso, é essencial contar com o diagnóstico precoce e a prevenção.

Neste post, apresentaremos alguns dos exames que podem ser feitos para identificar se a pessoa tem a doença. Acompanhe!

Exame Anti-HCV

É usado para detectar a Hepatite C. É preciso fazer outro exame mais sensível para identificar o RNA do vírus no sangue em caso de resultado positivo (reagente). Se o segundo resultado for negativo, apontará que o indivíduo já teve contato com o vírus e conseguiu sua recuperação.

Continua após o anúncio

Se o resultado desse segundo exame for positivo, há grandes indícios de haver a doença Hepatite C. Caso o resultado do anti-HCV der negativo, significa que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C.

Exame Anti-HBS

É utilizado para apontar anticorpos que combatem a hepatite B. Assim sendo, o indivíduo já estará protegido contra o vírus caso o exame der positivo. O anti-HBS é um anticorpo produzido pelo sistema imunológico contra o vírus da hepatite B, especialmente contra uma proteína encontrada na superfície do vírus, denominada HBsAg.

Pessoas que ainda estão doentes não apresentam esse anticorpo. Por este motivo, o intuito de realizar o exame não é saber se o paciente apresenta hepatite B, mas sim analisar se a enfermidade foi tratada e curada. Logo, o exame anti-HBs positivo significa que a pessoa está protegida contra o vírus da hepatite B, seja por ter adoecido, seja por ter se vacinado.

Exame de sangue Gama GT

Conhecido também como Gama Glutamil Transferase, mede o nível sanguíneo dessa enzima existente no pâncreas, no fígado, no cérebro, no baço, nos rins e no coração.

Um resultado de exame alterado pode indicar algumas doenças do pâncreas, do fígado e das vias biliares. Elas podem incluir hepatite, alterações hepáticas, câncer no fígado, cirrose e pancreatite.

Alguns fatores que levam à alteração do gama GT são a utilização de determinados medicamentos e o consumo de bebidas alcoólicas.

Exame HBsAg

É um dos exames que detectam a hepatite B. Em pessoas doentes, o HBsAg dá positivo. Caso o anti-HBs dê positivo e o HBsAg negativo, quer dizer que a pessoa já apresenta anticorpos contra a hepatite B e o vírus não está mais na corrente sanguínea. Em outras palavras, o indivíduo está restabelecido da doença.

Esses exames para hepatite fazem parte da prevenção e podem ajudar a combater e a evitar a doença. O ideal é que as pessoas façam os procedimentos para diagnosticar e o tratamento para eliminar a presença do vírus no organismo. Quanto mais tempo passar, mais a doença poderá avançar e maiores serão as chances de o paciente precisar de um transplante.

Você curtiu o nosso post? Então, continue a sua visita no blog para ler mais um conteúdo sobre hepatite B e entender essa doença!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *