.

Saiba quais categorias de CNH precisam de exame toxicológico para habilitação e renovação

O exame toxicológico faz a identificação do consumo de drogas psicoativas. O objetivo é acabar com o uso de substâncias químicas pelos motoristas nas ruas e estradas. É uma maneira de reduzir os casos de imprudência no trânsito. Mas nem todo mundo que tem automóvel é o público-alvo dessa iniciativa. Vai depender de qual categoria de CNH precisa de exame toxicológico determinado pela legislação.

Muita gente se pergunta se não basta o teste do bafômetro para inibir a ação imprudente de motoristas nas estradas. No entanto o exame toxicológico é muito mais específico que o teste do bafômetro, uma vez que ele consegue identificar várias substâncias consumidas entre 90 a 180 dias antes do exame.

Quer saber se sua categoria é obrigada a fazer esse exame? Descubra lendo este texto! Aproveite e conheça também quais são as substâncias detectadas, como é feito o exame e se existe uma preparação necessária. Veja também o prazo para emissão do resultado. Confira!

Quais são as substâncias detectadas no exame toxicológico?

Considerado um exame bastante abrangente, o exame toxicológico é capaz de detectar várias substâncias, como maconha, cocaína e derivados e anfetaminas, como o famoso rebite utilizado por caminhoneiros.

Continua após o anúncio

Também, o exame detecta o uso de ecstasy, heroína e morfina. No entanto ele não detecta o uso de anti-depressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e energéticos.

Para quais categorias o exame obrigatório?

A legislação brasileira tem um regramento que elenca quais as categorias obrigadas a realizar o exame toxicológico: a Lei Federal 13.103, mais popularmente conhecida como a Lei do Caminhoneiro.

Ela determina que somente os condutores de categoria C, D e E devem fazer o exame toxicológico. Caso os integrantes dessas categorias não realizem esse exame ou apresentem consumo de substâncias, ficam proibidos de obter, alterar e renovar a carteira nacional de habilitação.

Como é feito o exame toxicológico?

O exame é feito a partir da coleta de uma amostra dos cabelos do motorista. Pode ser utilizada uma mecha do cabelo ou pelos das regiões do peito, braço, axilas e pernas.

A coleta deve ser feita bem próxima à raiz do pelo ou do cabelo. Em situações especiais esse exame toxicológico pode também ser realizado por meio da análise de amostras de unha. Esse caso é apenas permitido nas situações onde não é possível coletar outro tipo de material por razões de problemas de saúde.

Qual a preparação necessária?

Muitos motoristas se preocupam em saber se precisam estar de repouso ou jejum antes de realizar o exame toxicológico. Na verdade, não é necessário realizar nenhuma preparação para esse exame.

Por exemplo, não é preciso deixar de usar produtos como shampoo, condicionador ou até mesmo evitar pintar o cabelo para antes do exame. A única exigência é não molhar o cabelo em momentos anteriores à coleta das amostras.

Qual o prazo para emissão do resultado?

A entrega do exame do exame toxicológico pode variar de acordo com o resultado. Isso, porque se o teste for negativo, ou seja, não for detectado nenhum consumo de substância psicoativa a conclusão do exame é disponibilizada em até 4 dias úteis.

Já se o resultado for positivo, ou seja, foi encontrado pelo menos algum vestígio de uma substância psicoativa, o laboratório vai realizar um contra-teste a fim de checar de maneira minuciosa o exame.

Isso serve para evitar quaisquer chances de equívocos em relação a análise, evitando prejudicar a carreira do motorista.

Essas foram algumas informações sobre qual categoria de CNH precisa de exame toxicológico. É sempre importante buscar um laboratório renomado, de qualidade reconhecida para realizar seus exames. Esse tipo de atitude evita que resultados falso-negativos sejam disponibilizados, o que não compromete o diagnóstico de doenças e os resultados dos exames para fins de trabalho.

Quer receber, em seu e-mail, dicas para se manter saudável? Assine a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *