.

Check-up médico: entenda a importância

Você já se perguntou alguma vez qual a importância do check-up médico regular? A verdade é que os exames de rotina são de suma importância, já que ajudam na prevenção e identificação de doenças. Além disso, quanto antes o tratamento se inicia, maiores serão as chances de ter eficácia. Ele é chave essencial da medicina preventiva e normalmente estão inclusos nos planos de saúde.

Geralmente, os médicos realizam a solicitação de exames, como hemograma, glicemia, colesterol, exame de urina, ecocardiograma. Esses ou outros exames podem ser solicitados por eles, conforme a faixa etária, práticas esportivas, hábitos alimentares e vários outros fatores. O recomendado é realizar o check-up anualmente, principalmente se o paciente tiver mais de 30 anos de idade. No entanto, tudo vai depender de como anda a saúde dele.

Neste post, abordaremos a importância de se fazer um check-up regularmente. Continue a leitura!

Prevenir e diagnosticar doenças

Os check-ups regulares auxiliam o médico a identificar qualquer problema de saúde que o corpo possa manifestar, logo no início. Um procedimento completo inclui vários exames preventivos e físicos, de modo a analisar o bem-estar do paciente e verificar se ele está correndo algum risco.

Continua após o anúncio

Assim, caso algum problema seja detectado, o médico informará sobre os tratamentos disponíveis e melhores formas de evitar situações como essa futuramente. Dessa forma, o paciente terá mais tempo e mais chances de se curar. É sempre bom frisar: é melhor prevenir do que remediar!

Conhecer o seu estado de saúde

Um dos motivos da importância do check-up médico é que o clínico geral consegue ter uma boa referência e conhecimento do estado de saúde do paciente. Assim, é possível levar em conta os principais fatores de risco pessoais e também entendê-los, a fim de saber o que é preciso fazer no momento para que seu organismo fique bem cuidado.

Ter registros médicos contínuos

Realizando o check-up regularmente, o médico terá disponível todos os registros de todas as consultas, exames, doenças detectadas e tratamentos recebidos pelo paciente ao longo do tempo. Essas informações são primordiais para acompanhar a sua evolução e, também, ser utilizado como um guia para responder algumas questões simples como “qual medicamento é preciso tomar agora” ou “quando foi a última vez que você realizou o exame x”.

Criar laços de confiança entre médico e paciente

Ao se consultar e realizar exames regularmente, é possível criar uma boa relação entre paciente e médico. Apesar de ser necessário procurar especialistas quando se detecta um problema específico, se consultar com um clínico geral de confiança regularmente é muito importante.

Afinal de contas, ele é mais capaz de notar alterações emocionais ou físicas no paciente que possam indicar algum problema de saúde. Essa percepção se deve ao tempo e confiança dessa relação.

Por fim, são muitos os motivos para se dar a devida importância do check-up médico regular. Por meio dele, você fica por dentro do que está ocorrendo em seu corpo e não será facilmente surpreendido. Caso ainda não tenha um contato médico de confiança, procure por sugestões e comece a planejar seus próximos exames em uma clínica de confiança.

Você compreendeu a importância do check-up médico regularmente? Então continue com a sua visita em nosso blog e entenda para que serve o exame de urina!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *