.

5 benefícios de ter um bom condicionamento físico

O condicionamento físico está diretamente relacionado à saúde, pois é a partir dele que você aperfeiçoa suas capacidades físicas. Em outras palavras, para garantir força, coordenação motora e resistência física, é preciso estar com um bom preparo.

Sabe quando as atividades físicas não são mais parte da sua rotina e você sente cansaço ao fazer o mínimo de esforço? Isso significa que a pessoa está com um mau condicionamento físico e vai precisar recomeçar aos poucos até se recuperar.

É necessário iniciar de leve, com o objetivo de manter a qualidade de vida e a longevidade, sem lesões ou doenças. Continue acompanhando nosso conteúdo e saiba quais são os benefícios de se exercitar corretamente.

1. Controle do peso

Ao manter o bom condicionamento físico, você conseguirá controlar melhor seu peso, já que as atividades vão ajudá-lo a não ter ganho. Além das práticas realizadas em academias, por exemplo, você pode ter alguns hábitos saudáveis que vão ajudar nisso, como:

Continua após o anúncio

  • suba mais escadas;
  • faça caminhadas;
  • tenha uma boa alimentação;
  • realize exercícios aeróbicos, como zumba, pular corda ou pedalar.

Essas são apenas algumas opções que podem contribuir para manter sua qualidade de vida.

2. Prevenção de doenças

Assim como o controle de peso, ter uma vida mais saudável a partir dos treinos ajuda a prevenir doenças cardíacas. Além disso, é possível impedir ou tratar a diabetes e ter controle da pressão arterial e do colesterol. Não apenas os exames de rotina auxiliam nesse ponto: as atividades, mesmo aquelas de baixa intensidade, colaboram para uma rotina de prevenção.

3. Melhora da flexibilidade e coordenação motora

Quando incluímos os exercícios na rotina, a flexibilidade dos músculos aumenta, evitando encurtamentos e melhorando a capacidade motora. As ações de alongamento auxiliam na elasticidade muscular, impedem lesões ou cãibras e diminuem a pressão dos músculos sobre as articulações.

4. Fortalecimento dos músculos

Você até pode começar a realizar os exercícios com baixa intensidade caso leve uma vida sedentária hoje, mas vai mudar de nível com o hábito e, durante essa transição, fortalecerá os músculos. Trata-se de mais um dos benefícios do condicionamento físico.

Entre as atividades escolhidas, você pode incluir o treinamento funcional, a natação, o futebol ou a corrida, por exemplo. Todos esses esportes proporcionam muito mais do que o fortalecimento dos músculos.

5. Maior qualidade do sono

Manter a qualidade do sono quando se tem uma vida corrida, má alimentação e pouca ou quase nenhuma atividade física na rotina é um enorme desafio. Por isso, ao iniciar os hábitos para ter um bom condicionamento, você vai observar melhoras relacionadas ao descanso, assim como uma boa disposição ao longo do dia.

Além disso, uma boa noite de repouso também auxilia a combater problemas como obesidade, hipertensão ou depressão, favorecendo a memória por outro lado. Enfim, são muitos os benefícios atrelados à saúde.

Com esse combo de vantagens que o condicionamento físico propõe, você também fica com um humor melhor. Isso porque realizar os exercícios ativa a endorfina, responsável por liberar substâncias que dão aquela sensação de prazer.

Uma rotina saudável é essencial para melhorar diversas áreas, além de prevenir o surgimento de doenças. Com uma simples caminhada no parque diariamente, você já pode começar seu projeto de qualidade de vida com saúde.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro de outras dicas como estas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *