.

Exame de triglicerídeos: descubra a importância e quando deve ser feito

Você sabia que os triglicérides são considerados a principal gordura do nosso organismo e funcionam como um depósito de energia? Apesar desse benefício, é preciso verificar suas taxas por meio do exame de triglicerídeos, pois valores elevados no sangue tornam o corpo mais propício ao desenvolvimento de uma série de doenças.

Se o consumo de calorias costuma ser maior do que seu gasto enérgico, há chances dos triglicérides estarem em quantidade maior do que o normal. No entanto, essa condição não apresenta nenhuma sintoma, o que pode representar um risco. 

Então, trouxemos neste artigo algumas informações importantes sobre o exame de triglicerídeos, única forma de descobrir se há algo de errado com os níveis dessa gordura no seu corpo. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

Por que fazer o exame de triglicerídeos?

Preocupar-se em fazer o exame de triglicerídeos contribuirá para a manutenção da sua saúde, visto que ao detectar níveis altos de triglicérides é possível mudar a rotina e adotar hábitos mais saudáveis que ajudarão a reduzir esses valores até que eles estejam adequados.

Continua após o anúncio

O excesso dessa gordura no sangue leva ao entupimento dos vasos sanguíneos, o que pode provocar problemas sérios como infarto e AVC. Portanto, priorize esse exame e não esqueça de visitar um médico para uma avaliação geral do seu estado de saúde.

Quando realizar o exame de triglicerídeos?

O exame deve ser feito pelo menos a cada 5 anos, a partir dos 20 anos, e anualmente a partir dos 40 anos. Caso exista predisposição genética e hereditária para o acúmulo de triglicerídeos no organismo, recomenda-se que o acompanhamento seja maior e comece desde cedo. 

Vale ressaltar que indivíduos cardíacos ou com histórico de doenças cardiovasculares também precisam medir os valores de triglicérides periodicamente, visto que taxas elevadas favorecem o desenvolvimento e agravamento de patologias no coração,

Como controlar os níveis de triglicerídeos?

Determinados hábitos permitem que você mantenha uma boa taxa de triglicerídeos e até a reduza se estiver elevada. Acompanhe!

Pratique esportes

A prática diária de exercícios físicos controla os triglicérides, pois proporciona o aumento da queima de gordura corporal. Desse modo, não deixe de se exercitar e faça isso pelo menos três vezes na semana.

Diminua o consumo de carboidratos

A sintetização dos carboidratos pelo fígado é um dos fatores que origina os triglicerídeos. Isso significa que quanto menor for a ingestão desse grupo de alimentos, maior o controle dos triglicérides.

Escolha gorduras saudáveis 

Em vez de consumir gorduras saturadas, encontradas em carnes vermelhas, manteiga e laticínios, por exemplo, prefira as insaturadas presentes nos óleos vegetais, sementes, abacate, castanha e peixes ricos em Ômega 3 (salmão, sardinha, bacalhau, atum etc), pois promovem a redução dos triglicerídeos.

Perceba então que a realização do exame de triglicerídeos regularmente permite que você melhore a sua saúde e evite doenças graves, que podem trazer complicações e comprometer bastante a qualidade de vida. Lembre-se de escolher um laboratório de qualidade, como o Centro de Análises Clínicas, para garantir que o teste será feito adequadamente e obter resultados confiáveis.

E aí, gostou deste post? Já fez seu exame de triglicerídeos? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a realização desse teste no laboratório C.A.C!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *