.

Conheça 3 sintomas da talassemia

A talassemia é uma desordem genética passada de pais para filhos que leva a uma malformação da hemoglobina. Quem tem essa doença pode ter passado por uma mutação de um ou dois cromossomos específicos, que são o número 11 e 16. Os sintomas de talassemia podem ser bastante evidentes, com transformações nítidas no corpo e também nos exames laboratoriais.

Entre os sinais mais comuns está o aparecimento da anemia. Aliás, um tipo recorrente de talassemia é conhecido como “anemia do mediterrâneo”, por ser uma doença que surge com frequência em regiões ao redor do Mar Mediterrâneo.

Mas não há apenas esse sintoma. Acompanhe este texto e conheça outros sinais, os tipos de talassemia e os exames para o diagnóstico. Confira!

Sintomas da talassemia

1. Anemia

A talassemia em estágio inicial pode não apresentar sintomas. Já quando a doença fica mais grave, torna-se evidente o aparecimento de anemia, fraqueza e falta de ar. Isso porque a oxigenação das células é enfraquecida, não permitindo que o alimento chegue a elas.

Continua após o anúncio

2. Déficit de crescimento

Em crianças com talassemia grave é comum ocorrer déficit de crescimento. Isso quer dizer que elas crescem lentamente e os ossos do crânio têm uma formação inadequada. Também é possível apresentar quadros frequentes de febre e diarreia.

3. Pele pálida ou icterícia

Com o defeito na produção de hemoglobina, ocorre o surgimento da coloração amarela na pele (icterícia) ou aparência pálida. Isso porque há o acúmulo do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos, o qual provoca a cor amarelada na pele.

Os tipos de talassemia

Talassemia beta

A talassemia beta acontece quando um ou ambos os genes herdados não funcionam perfeitamente. Ela pode ser do tipo minor ou mejor. O primeiro caso é caracterizado por quadro de anemia de tipo mais leve e provavelmente não requer tratamento mais intenso.

Já o tipo major é conhecido como anemia de Cooley ou anemia mediterrânea. Nessa situação, os dois genes são danificados, constituindo o caso considerado mais grave da doença e normalmente necessitando de transfusões de sangue.

Talassemia alfa

Esse tipo de talessemia é referente a uma ou até mais mutações no cromossomo 16. Em termos práticos, isso quer dizer que as células vermelhas do sangue podem ser menores do que o normal. No entanto, não haverá sintomas nem é necessário um tratamento.

Mas há um detalhe: a pessoa acometida pela talessemia alfa é uma portadora silenciosa. Isto é, não tem caracterizada a doença, mas pode passar o gene defeituoso para seus descendentes.

Exames necessários para o diagnóstico da talassemia

Os exames podem ser tanto clínicos quanto laboratoriais. O médico pode avaliar a condição física do paciente e perguntar sobre seu histórico de saúde e da família. Além disso, recomenda-se a feitura dos seguintes exames:

  • Hemograma completo
  • Teste genético
  • Quantidade de ferro no sangue
  • Exame de eletroforese de hemoglobina

Essas foram algumas informações sobre os sintomas de talassemia. A precisão do diagnóstico dessa doença e também de outras está relacionada à qualidade dos exames. Por isso é importante sempre saber como escolher uma clínica para a realização deles. Fatores como indicadores de qualidade, boas avaliações dos clientes, a reputação e o perfil dos profissionais podem ser considerados nesse contexto.

Quer saber mais dicas e novidades para a sua saúde? Curta a nossa página no Facebook.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *