.

Exame sorológico: saiba quando fazer

O exame sorológico consiste em uma análise laboratorial do sangue. O objetivo é comprovar a presença de anticorpos específicos e, consequentemente, a reação do organismo frente a algum agente patogênico que indique a existência de infecções bacterianas ou virais.

Existem vários tipos de sorologias. Entre elas, o BHCG, que serve para confirmar uma possível gravidez; o HIV-Elisa, que fornece o diagnóstico da Aids; e o HCV, que ajuda a identificar a Hepatite C. Dessa forma, o exame é um importante recurso para que problemas de saúde sejam rapidamente diagnosticados.

Neste post, falaremos dos principais objetivos das sorologias e sobre como é o método para realização do exame. Continue a leitura para saber mais!

O que é o exame sorológico e para que ele serve?

A sorologia faz parte do método de imunodiagnóstico, isto é, a identificação de doenças a partir da observação dos mecanismos de defesa do corpo. Para tanto, a análise pode ser feita com uma coleta de sangue ou de soro sanguíneo. Esse último é feito após coagulação e centrifugação da amostra.

Continua após o anúncio

Comumente, o exame sorológico verifica a presença de duas moléculas de anticorpos: a Imunoglobulina G (IgG) e a Imunoglobulina M (IgM). Além de servir para identificar a presença de agentes patogênicos, essas duas imunoglobulinas também dão importantes pistas sobre o estágio de diversas doenças. Veja:

  • IgC e IgM não reagentes (negativos): o organismo nunca teve contato com o patógeno;
  • IgC negativo e IgM positivo: o sistema imunológico esta lidando com a fase aguda da infecção;
  • IgC e IgM reagentes (positivos): a infecção não está mais na fase aguda, mas o contato com o patógeno ocorreu recentemente (semanas ou mesmo meses);
  • IgC positivo e IgM negativo: há anticorpos reagentes, mas não há mais infecção. Ou seja, o organismo teve contato com o patógeno e desenvolveu resistência (normalmente, devido às medidas de vacinação).

As reações a agentes patogênicos normalmente analisadas com exame sorológico se relacionam às seguintes doenças:

  • aids;
  • dengue;
  • raiva;
  • herpes;
  • toxoplasmose;
  • sífilis;
  • hepatites B e C.

Como é feito o exame sorológico?

O exame sorológico é realizado com uma amostra de sangue. Dessa forma, o paciente precisa passar por um jejum de 8 horas. A coleta é feita em poucos minutos e não há nenhuma recomendação especial em relação a cuidados após o exame. Os resultados costumam ficar prontos dentro de poucos dias.

Quando realizar o exame sorológico?

As diferentes sorologias são solicitadas quando o paciente vai a uma consulta médica relatando a presença de sintomas. Os resultados servem para confirmar suspeitas que surgem em análise clínica. O exame também ajuda a identificar o estágio da doença já confirmada por outros meios.

Além disso, é comum que sejam solicitadas essas análises durante o pré-natal da gestante. Nesse caso, as coletas são feitas logo no início do acompanhamento e costumam ser repetidas no terceiro trimestre da gravidez. Esse cuidado é importante, pois algumas dessas doenças infecciosas podem contaminar o bebê.

Agora, você já sabe o que é o exame sorológico e quais são os seus principais objetivos. Como você viu, esse é um importante instrumento para manutenção da saúde, pois possibilita o diagnóstico precoce de doenças e, em seguida, a recomendação do tratamento correto.

Você está em dia com seu check-up médico? Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *