.

O que é o exame de eletroforese de hemoglobina? Aprenda aqui!

O exame de eletroforese de hemoglobina é utilizado para mensurar e também identificar as diferentes categorias de hemoglobina no sangue do paciente. A hemoglobina é uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue e atua no transporte de oxigênio em todo o seu sistema circulatório para órgãos e tecidos. 

Uma hemoglobina saudável poderá transportar e liberar oxigênio com maior eficiência. Caso ela seja anormal, de alguma maneira, transportará menos oxigênio para seus tecidos e órgãos. O exame de eletroforese de hemoglobina ajuda a detectar doenças sanguíneas, por meio dos tipos de hemoglobina. Por isso, é tão importante. 

Mas você sabe o que é o exame de eletroforese de hemoglobina e como funciona? Neste post, tiraremos suas dúvidas. Acompanhe! 

No que consiste o exame de eletroforese de hemoglobina?

Ele é feito para medir e detectar tipos de hemoglobina, que são encontrados no sangue. Ele ajuda a diagnosticar talassemias e hemoglobinopatias, além de um diferenciado diagnóstico de hemólise e anemias. Geralmente, a eletroforese de hemoglobina é solicitada para analisar alterações estruturais e funcionais referentes à síntese de hemoglobina. 

Continua após o anúncio

Dessa forma, o médico pode indicá-lo com o intuito de detectar a anemia falciforme, a doença de hemoglobina C. Inclusive, pode ser requerida com a finalidade de aconselhar geneticamente casais que desejam ter filhos. Isto se deve ao fato de que, por meio dele, é possível informar se há chance do bebê ter algum tipo de distúrbio no sangue referente à síntese de hemoglobina.

Como é realizado esse exame?

Um profissional capacitado, em laboratório especializado, coleta uma amostra de sangue do paciente. Lembrando que é muito importante que o processo seja feito da forma correta, pois a coleta incorreta pode ocasionar em hemólise — isto é, as hemácias são destruídas e o resultado sofrerá alterações.

Geralmente, antes da coleta do sangue, é preciso fazer um jejum de 4 horas e sempre informar os medicamentos que estiver usando. Em algumas clínicas, não é necessário fazer jejum para a coleta. Por este motivo, é essencial tirar dúvidas a respeito do jejum para realização do exame.

O sangue é coletado da veia do braço como acontece em exames de rotina. Logo após, o material biológico é colocado em tubos com anticoagulante, a fim de que o sangue não coagule e o teste seja feito com o material ideal.

Como é feito o diagnóstico?

Existem hemoglobinas anormais que podem aparecer no resultado do teste e devem ser investigadas. São elas: hemoglobina C, D, E, M e S. A pessoa pode adquirir diferentes tipos anormais, ao herdar os genes que os produzem. O médico pode solicitar o exame de eletroforese de hemoglobina para verificar se o paciente tem alguma doença relacionada à produção anormal de hemoglobina. Conheça algumas dessas doenças abaixo.

Anemia Falciforme

Esta doença é ocasionada pela hemoglobina S. Pelo fato de as hemácias terem forma de foice, as hemácias bloqueiam pequenos vasos sanguíneos e prejudicam a circulação do sangue.

Talassemias

Esta é uma doença genética que é causada pela produção excessiva de hemoglobina anormal e uma quantidade reduzida de hemoglobina A. O problema diminui ou impossibilita a fabricação da hemoglobina normal. Isto se deve ao fato de haver um defeito genético em uma das quatro globinas — duas denominadas beta e outras duas conhecidas como alfa. 

Por fim, com o exame de eletroforese de hemoglobina, é possível ter um diagnóstico precoce para identificar doenças sanguíneas, além de ser a principal medida de impacto positiva na assistência de qualidade aos indivíduos com a doença.

Agora que você sabe o que é exame de eletroforese de hemoglobina, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos. Para isto, basta acessar nossa página!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *