.

Exame para diabetes: quais são os mais importantes?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas são diabéticas. A doença oferece muitos riscos à saúde, visto que pode ocasionar diversas complicações no organismo. Sendo assim, é muito importante realizar um exame para diabetes e verificar como estão os níveis de glicose no sangue.

Existem diferentes testes que visam o diagnóstico dessa patologia. Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de explicar a você quais são os mais importantes. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Sintomas de diabetes

A seguir, falaremos sobre os sinais da presença de diabetes tipo 1 e 2. Estar atento a eles também auxiliam no diagnóstico do problema. Acompanhe!

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é caracterizada pela ausência de insulina — hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por metabolizar a glicose — ou produção em níveis insuficientes. Os sintomas surgem rapidamente e incluem:

Continua após o anúncio

  • sede excessiva;
  • emagrecimento;
  • micção com mais frequência;
  • aumento da fome.

Diabetes tipo 2

No tipo 2, o organismo se torna resistente à insulina e passa a produzi-la de maneira incorreta, fator que eleva a glicemia. Ao contrário da diabetes tipo 1, os sinais se instalam gradativamente e, por esse motivo, o diagnóstico costuma ser mais difícil. Veja os principais sintomas:

  • sede constante;
  • cicatrização demorada;
  • formigamento;
  • micção frequente.

Principais formas de diagnosticar a diabetes

Abaixo, abordaremos como funciona cada exame para diabetes. Confira!

Exame de glicose em jejum

O objetivo desse exame é verificar a quantidade de glicose na circulação sanguínea de uma pessoa. Esse procedimento consiste em retirar uma amostra de sangue da veia do braço e submetê-la à análise laboratorial quantificando a quantidade de glicose na amostra de sangue. Caso seus níveis estejam acima do aceitável seu médico irá realizar a avaliação e poderá solicitar outros exames para buscar o diagnostico.

Teste de tolerância à glicose

Inicialmente, coleta-se o sangue em jejum e após o indivíduo ingerir uma quantidade especifica de glicose diluída em água é feita uma nova coleta geralmente após 2 horas. Dessa forma esse exame busca entender a metabolização de glicose após certo tempo. Caso esse exame apresente resultados acima dos valores de referencia poder ser uma indicação de intolerância a glicose, reforçamos que seus resultados laboratoriais sempre devem ser analisados por profissional de saúde habilitado buscando dessa forma o melhor acompanhamento.

Teste de glicemia capilar

Nesse teste, a taxa de glicose é verificada por meio de um aparelho específico. O paciente tem o dedo furado e, então, coloca-se uma gota de sangue na fita presente no sensor.

Em alguns segundos o valor da glicemia aparece no monitor do dispositivo, sendo então avaliado.

Teste de hemoglobina glicada

O teste de hemoglobina glicada consiste na retirada de sangue para análise, por meio de punção venosa. Entretanto, diferentemente da glicemia em jejum, que permite uma avaliação momentânea dos níveis de glicose, esse outro exame possibilita uma avaliação em um intervalo médio de 90 dias. Assim, é possível ter um “histórico” da glicemia.

Importância de fazer o exame em um laboratório confiável

A escolha de um laboratório com boa reputação garante máxima confiabilidade dos resultados de exames solicitados por pacientes e profissionais da saúde, evitando condutas incorretas. Além disso, um estabelecimento sério funciona dentro de normas rigorosas da vigilância sanitária, o que contribui para a entrega de serviços de qualidade.

Agora que você já conhece os principais tipos de exame para diabetes, não deixe de monitorar sua glicemia periodicamente, além de evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar no seu dia a dia. Sem dúvidas, a prevenção é o melhor caminho para preservar a sua saúde.

Gostou deste post e quer ter acesso a outras publicações interessantes? Então curta a nossa página do Facebook! Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *