.

Saiba como se prevenir durante as viagens de férias e se divertir sem riscos

bearded doctor makes prescription for female patient in hospital

Quando as férias chegam, as pessoas geralmente se preocupam somente com formas de se divertir, locais para visitar, passagens aéreas e reservas de hotel. A questão da saúde fica um pouco de lado, mas não deveria ser assim. Antes mesmo de começar a fazer as malas, é preciso avaliar como está a saúde para não ter surpresas durante a viagem de férias.  

Para essa ocasião, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda procurar por um médico entre 4 e 8 semanas antes de viajar. No momento da consulta, é importante informar o roteiro de viagem e solicitar orientações relacionadas a doenças e a lesões. Isso para que o médico oriente em relação às vacinas e aos cuidados específicos para determinados locais. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns passos importantes para se divertir nas férias com a saúde plena. Confira!

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

Antes de viajar, é importante cuidar da alimentação. Por exemplo, não se deve comer algo muito pesado ou gorduroso para não passar mal durante a viagem. O recomendável é se alimentar refeições leves e ingerir líquidos, principalmente água. 

Continua após o anúncio

Também tenha uma atenção redobrada com os alimentos vendidos por ambulantes ou em restaurantes. Importante conhecer a credibilidade do local quanto ao armazenamento de alimentos. Isso ajuda a evitar situações complicadas como a intoxicação alimentar. 

Pesquise sobre vacinas necessárias para cada região

Outra preocupação para viagem de férias é em relação a vacinas. Muitas doenças podem ser evitadas com a vacinação correta. Por exemplo, se você for para uma região do país onde há áreas repletas de mata ou for praticar turismo ecológico, é importante se imunizar contra a febre amarela ao menos 10 dias antes de embarcar. 

Também é recomendável que você se imunize contra a malária, principalmente em regiões onde essa doença é endêmica, como na região Amazônica e nos estados do Maranhão, Pará, Acre e Roraima. Levar na mala um repelente pode ser interessante para evitar atração de insetos. 

Realize exames recomendados pelo seu médico

Antes de viajar, é importante procurar um médico para avaliar suas condições de saúde. Isso porque, geralmente, quando viajamos, estamos fugindo de nossa rotina, da nossa cultura e da nossa alimentação habitual. Logo, precisamos nos preparar para situações novas que a viagem pode trazer.

Procurar um médico antes de viajar é uma garantia de que você estará realizando uma viagem em boas condições de saúde e também está munido de informações para evitar algum risco. Nesse contexto, é recomendável realizar exames de rotina para crianças, o check up feminino e, em caso de gravidez, verificar os exames para gestante.

Obtenha o certificado internacional de vacinas para viagens internacionais

Em alguns países, o viajante que não comprovar que estava vacinado para determinada doença provavelmente não vai passar da sala da alfândega. Isso porque alguns países possuem uma política de segurança pública que tem o objetivo de evitar a proliferação de doenças trazidas por pessoas de outros países. 

Nesse sentido, se você for fazer uma viagem internacional, procure saber informações com relação ao certificado internacional de vacinação e profilaxia. Esse documento comprova que você está vacinado, por exemplo, contra a febre amarela, podendo visitar países nos continentes da África, da Ásia e da América.  

Essas foram algumas informações para viagem de férias com saúde. É importante se ater a esses pontos para evitar transtornos durante a viagem e garantir que a única preocupação seja com a diversão. Sendo assim, considere também levar na mala uma “farmácia particular”. Trata-se de uma bolsa que contém remédios essenciais para primeiros socorros. 

Quer saber mais como melhorar a sua saúde? Assine a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *