.

É possível fazer exame de urina menstruada? Saiba agora!

Posso fazer um exame de urina menstruada? Essa é uma dúvida recorrente entre as pacientes, mas saiba que esse procedimento não é recomendado, uma vez que a presença de sangue na coleta pode interferir no diagnóstico.

Essa análise é solicitada pelo médico, geralmente, para complementar alguma identificação, já que na urina são encontradas substâncias como sódio, ácido úrico e potássio. Sendo assim, enfermidades dos rins ou vias urinárias são reveladas a partir dele.

Por esse motivo, o xixi com vestígios de sangue pode apresentar doenças ou problemas de saúde que a pessoa não tem, por isso, a recomendação é não fazer a avaliação caso esteja nessas condições. Saiba como proceder nessa situação com as orientações a seguir.

Quais são os tipos de exame de urina?

Existem dois modelos de testes de urina que podem identificar diferentes doenças, são eles:

Continua após o anúncio

Tipo 1

Além de problemas renais e de trato urinário, ele pode informar sobre diabetes. Esse é o exame mais comum e é solicitado para análise de pedras nos rins e infecção urinária, por exemplo. Um exame indolor que apresenta um diagnóstico complementar às suspeitas do médico.

Urocultura

Esse procedimento é feito para avaliar a presença de bactérias no organismo, bem como identificar quais os tipos e se são resistentes a algum antibiótico.

Como proceder para evitar realizar o exame de urina menstruada?

Veja como você deve agir para que não haja interferência no seu exame de sangue.

Analise o ciclo menstrual antes de agendar a coleta

A fim de que não aconteça de você chegar até o laboratório de análise clínica com o frasco e a amostra ser alterada por conta do sangue, lembre-se de olhar quando é o seu ciclo antes mesmo de agendar a coleta, pois assim, você não perde a viagem por ter que descartar aquela inspeção. Esse processo é muito importante para que você realize o teste com a urina pura, para identificação correta de infecções ou bactérias.

Realize o exame após alguns dias do fim do ciclo

Caso você não tenha percebido o período menstrual e precisa realizar a apuração, deixe para fazer com, pelo menos, três dias do fim do ciclo. Dessa forma, você não corre o risco de ter algum rastro de sangue no xixi. Se estiver com dor para urinar ou incômodo, que não poderia esperar, converse com o seu médico antes, para melhor orientação, mas a recomendação principal é, de fato, aguardar o período livre de sangramento.

Verifique as orientações do laboratório

Além dessas recomendações, é importante esclarecer todas as dúvidas com o laboratório antes de realizar a avaliação, evitando o dia de descarte, considerando que, em alguns casos, você deve fazer a coleta no primeiro xixi da manhã.

Lembre-se de fazer a retirada do frasco apropriado para efetivar a análise. O material é lacrado e descartado após o uso, portanto, confira a embalagem antes. No mais, o teste é bem rápido e tranquilo de se fazer, e não provoca dor. Exceto se a paciente tem suspeita de infecção urinária, por exemplo, ou alguma outra enfermidade no canal.

Como você viu, não é aconselhado o exame de urina menstruada. Entretanto, caso seja solicitado pelo ginecologista, é preciso informar ao laboratório sobre essa decisão logo no agendamento para a preparação prévia. Isso pode acontecer das seguintes formas: a paciente é orientada a fazer uma limpeza com lenços umedecidos ou usar absorvente interno, evitando o contato da menstruação com a urina.

Esses e outros testes são muito importantes para serem realizados, pelo menos, uma vez ao ano, a fim de cuidar e prevenir doenças. Saiba mais sobre a importância de realizar um check-up aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *