.

Conheça os principais tipos de alergia e como identificá-las

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 35% da população brasileira sofre com alergias. No entanto, boa parte das pessoas que se deparam com esse problema o encaram como uma condição sem gravidade e desconhecem as consequências que os diferentes tipos de alergia podem ocasionar.

Os processos alérgicos são uma reação anormal do organismo, quando nosso sistema imunológico entra em contato com determinadas substâncias. Além dos tradicionais sintomas, como inchaço e coceira, em alguns casos, há falta de ar, alterações na pressão arterial e nos batimentos cardíacos, o que representa um risco à vida.

Desse modo, é muito importante saber as características dos principais tipos de alergia.  Então, para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post. Continue a leitura!

Quais os principais tipos de alergia?

Confira a seguir, as causas mais comuns das reações alérgicas e seus sinais!

Continua após o anúncio

Respiratória

A alergia respiratória — rinite e asma, por exemplo — é causada pelo contato com ácaros, poeira, pelo de animais, pólen, cigarro etc. Trata-se da manifestação alérgica mais comum, principalmente em decorrência da exposição diária a poluentes. 

Os sintomas incluem entupimento nasal, olhos lacrimejantes, espirros frequentes, coriza e coceira.

Alimentar

Esse processo alérgico costuma ser mais observado na infância, mas pode afetar pessoas de todas as idades. Geralmente, ocorre pouco tempo após a ingestão do alimento e requer intervenção médica imediata, pois afeta o trato respiratório.

A reação provoca desconforto na garganta, dor abdominal, dificuldade para respirar, inchaço na língua e lábios, acompanhado de vermelhidão na pele. Entre os alimentos que mais geram a alergia alimentar estão:

  • peixes e frutos do mar;
  • amendoim, nozes e castanhas;
  • leite;
  • ovo;
  • trigo.

Dermatológica 

As alergias na pele também são muito comuns e, na maioria das vezes, geradas por picadas de inseto, cosméticos, materiais como o látex, níquel etc. Manifestam-se em diferentes regiões do corpo e provocam placas avermelhadas, coceira e inchaço.

Ocular

Trata-se de um processo inflamatório, desencadeado por diferentes alérgenos, como poeira, fumaça, produtos de beleza etc. Nesse caso, os olhos ficam bastante irritados, lacrimejam e há inchaço na região.

Ao ter os sintomas, deve-se evitar coçar o local, visto que essa ação pode lesionar a área e transferir as bactérias contidas nas mãos.

Medicamentosa

Após ingerir certos remédios, o indivíduo pode apresentar queda da pressão arterial, dificuldades para respirar e chegar a ter um choque anafilático. Vale ressaltar que esse tipo de reação alérgica acontece com mais frequência nas situações em que a pessoa toma medicamentos por conta própria.

Veja alguns fármacos causadores de alergia:

  • anti-inflamatórios;
  • antibióticos;
  • analgésicos.

Como identificar o tipo de alergia?

Nem sempre é possível saber a causa da reação alérgica apenas pelos sintomas. Por esse motivo, foram desenvolvidos exames específicos, como o teste cutâneo, o RAST e teste de contato, que conseguem oferecer um diagnóstico preciso. Procure um especialista e veja qual deles é mais indicado para seu caso.

Agora que você já conhece os tipos de alergia, sabe que o problema deve ser levado a sério e tratado o quanto antes. Portanto, ao perceber qualquer sinal de um processo alérgico, ou se você já teve reações anteriormente, porém, não conhece a causa, procure um médico para uma orientação sobre o quadro.

E aí, gostou do post? Aproveite para saber também as principais doenças que podem surgir durante o inverno e descubra como preveni-las!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *