.

Saiba quais são os exames ocupacionais obrigatórios e quando fazer

Os exames ocupacionais compreendem uma avaliação médica que todo profissional atuante, com carteira de trabalho assinada, deve realizar. Trata-se de uma forma de garantir que um indivíduo está apto a exercer determinado cargo, sem colocar em risco a sua integridade física e mental.

Embora a qualificação do colaborador ainda seja uma grande preocupação das empresas, certificar-se do bom estado de saúde do funcionário tornou-se uma obrigatoriedade, estabelecida pelo artigo 168 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Desse modo, pensando em informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post com os principais tipos de exame ocupacional. Então, continue a leitura para conhecê-los!

Qual a importância dos exames ocupacionais para os funcionários?

Os exames ocupacionais são importantes para evitar problemas entre a empresa e seus funcionários, possibilitar que todas as atividades da organização sejam realizadas em segurança e com qualidade, e fazer com que os colaboradores mantenham sua saúde ilesa durante todo o período de prestação de serviços. Além disso, também previne prejuízos financeiros gerados pelo descumprimento das leis trabalhistas e oriundos de processos jurídicos.

Continua após o anúncio

Quais exames ocupacionais são obrigatórios?

Acompanhe a seguir as particularidades dos exames ocupacionais e saiba quando realizar cada um deles!

Admissional

Deve ser realizado antes do profissional iniciar as atividades profissionais em uma organização, com o objetivo de comprovar ao empregador seu bom condicionamento físico e psicológico para exercer as funções que serão delegadas, e atestar ao funcionário que ele está saudável.

O exame é composto por uma entrevista — baseada no histórico da sua saúde — aferição da pressão arterial e medição dos batimentos cardíacos, peso e altura.

Demissional

Ocorre 15 dias antes do desligamento e é importante para colaboradores que foram dispensados ou pedirão demissão. A partir dessa avaliação, será possível saber se o profissional apresenta danos físicos ou psicológicos, decorrentes do trabalho que foi exercido.

Retorno ao trabalho

Quando um funcionário é afastado do seu cargo por problemas de saúde, deve passar por essa avaliação, mesmo que o tempo de licença tenha sido curto. Essa medida tem a função de mostrar se ele realmente já pode retornar às suas atividades ou precisa de mais tempo para se recuperar.

Mudança de função

É feito quando um funcionário deixará de exercer sua função e assumirá outro cargo, geralmente quando o novo trabalho oferece mais riscos do que o anterior. O exame comprova a aptidão do trabalhador e serve como base futuramente para uma nova avaliação, na qual será observado se houve alterações no bem-estar físico e mental após a mudança no emprego.

Periódico

Tem o objetivo de checar se os colaboradores permanecem com a saúde em perfeitas condições. Quando detectada alguma anormalidade, o médico responsável faz um encaminhamento para realização do tratamento adequado.

Geralmente, as organizações realizam o teste semestral ou anualmente. No entanto, esse tempo pode variar.

Quais as consequências da não realização desses exames?

Deixar de fazer o exame ocupacional poderá resultar em diversas questões negativas. Entre elas estão:

  • acidentes de trabalho;
  • absenteísmo;
  • ações trabalhistas;
  • doenças ocupacionais;
  • produtividade baixa.

Perceba então que os exames ocupacionais podem proporcionar benefícios tanto aos empregadores quanto aos funcionários. Portanto, devem sempre ser realizados, de acordo com a situação corporativa em que o trabalhador será inserido — admissão, readmissão, demissão etc.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam mais sobre os exames ocupacionais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *