.

Afinal, quais doenças o exame de sangue pode detectar?

Sabia que, mesmo se não há nenhuma queixa ou sintoma, precisamos fazer exames regularmente? É o caso dos exames de sangue, uma análise e rotina muito prática, mas capaz de diagnosticar precocemente uma série de problemas de saúde. Se você não sabe quais doenças o exame de sangue pode detectar, está no lugar certo!

Neste post, vamos falar de algumas delas, mas a lista é muito mais extensa. Os componentes sanguíneos dão pistas evidentes sobre a saúde do organismo, desde defesas a quadros infecciosos até a existência de tumores cancerígenos. Entenda!

Como é feito os exames de sangue?

A partir da coleta de algumas amostras de sangue do paciente, são feitas análises de diferentes tipos e tecnologias sendo avaliado parâmetros e características especificas em cada exame. Por exemplo no hemograma são avaliados parâmetros das nossas células sanguíneas, já no exame de TSH é dosada a quantidade desse hormônio na amostra.

Cada exame pode ter um preparo específico por isso sempre é bom verificar com o laboratório os preparos e os resultados podem sair até no mesmo dia, sendo que a realização pode ser feita anualmente, nos check-ups regulares, ou a pedido médico quando há sintomas a serem investigados.

Continua após o anúncio

Quais doenças o exame é capaz de identificar?

Se você não conhece quais doenças o exame de sangue pode detectar, saiba que a lista é extensa. Desde de vários tipos de anemias e problemas cardíacos, até riscos de trombose e a presença de hemorragias internas. Abaixo, veja algumas das principais!

Cânceres

Diversos tipos de cânceres podem ser indicados no exame de sangue, como mostra um estudo divulgado pelo Instituto Oncoguia. Além de ser capaz de identificar a presença de tumores de vários tipos — entre eles, os de mama e colorretal —, o exame é eficaz no diagnóstico da doença em sua fase inicial, isto é, quando ainda não há sintomas.

Distúrbios da tireoide

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são problemas metabólicos decorrentes de distúrbios na tireoide. O exame de sangue consegue medir os níveis dos hormônios secretados pela glândula, como o TSH. Com isso, é possível identificar se há anormalidades e partir para exames especializados.

Doenças renais

O exame de sangue também é capaz de medir os níveis de creatinina e de ureia no sangue. Essas substâncias são eliminadas pelos rins e, portanto, funcionam como importantes marcadores do funcionamento renal. Anormalidades nos resultados podem indicar insuficiência renal, infecções ou lesões.

Hepatite C

A Hepatite C é uma doença que atinge cerca de 71 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, como ela raramente apresenta sintomas fortes, poucas pessoas sabem que são portadoras. Nesse sentido, o exame de sangue é um eficiente aliado na identificação do problema.

Agora que você sabe quais doenças o exame de sangue pode detectar, não deixe de fazer um acompanhamento médico frequente. As avaliações de rotina podem ser decisivas para o diagnóstico precoce de diversos problemas de saúde, e a boa notícia é que é muito fácil fazer check-ups completos — basta contar com um bom laboratório de análises clínicas.

Por isso, entre em contato conosco! Agende sua bateria de exames no Laboratório CAC e coloque a saúde como prioridade!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *