.

O que é novembro azul? Vamos combater o câncer de próstata

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 30% dos homens não tem o hábito de cuidar da saúde, o que abre espaço para uma série de doenças, entre elas, o câncer de próstata. Nesse sentido, entender o que é novembro azul, promovê-lo e explicar o seu objetivo tem sido uma medida indispensável para conscientizar o público masculino sobre a importância de procurar profissionais da área da saúde, mesmo na ausência de qualquer sintoma.

Para falarmos dessa campanha e destacarmos aspectos relevantes a respeito dessa patologia, preparamos este post. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

Como surgiu a campanha do novembro azul?

O novembro azul é uma campanha internacional, que surgiu na Austrália, e visa conscientizar os homens sobre a importância de diagnosticar o câncer de próstata precocemente e incentivá-los a realizar os testes necessários. O movimento foi iniciado em 2003, quando um grupo de amigos resolveu deixar o bigode crescer, estilo que estava fora de moda na época, para voltar a atenção à saúde masculina.

Atualmente, mais de 20 países se mobilizam nesse mês e realizam uma verdadeira corrente do bem, que pode salvar a vida de muitas pessoas e livrar outras do sofrimento de perder um ente querido.

Continua após o anúncio

No período de campanha são realizadas diversas ações, como a realização de exames de próstata gratuitamente e palestras com profissionais que passam informações preciosas sobre o tema. Todas as iniciativas carregam como símbolo o bigode e a cor azul.

Por que prevenir e diagnosticar o câncer de próstata precocemente?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados em fase inicial têm cura. Isso porque o organismo responderá melhor às condutas terapêuticas utilizadas e estará menos comprometido. No entanto, a prevenção da doença sempre será o melhor caminho.

Por esse motivo, é preciso enfatizar a necessidade da realização de exames como o toque retal e PSA, principalmente a partir dos 45 anos. Quanto maior a atenção à saúde, menores serão as chances do desenvolvimento de patologias graves como essa.

Portanto, não adie as idas ao médico ou espere ter sintomas para procurar um especialista. Faça um check-up periodicamente e cultive bons hábitos em sua vida para colher os benefícios desses cuidados: a longevidade.

Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

Reconhecer os sintomas do câncer de próstata é um passo fundamental e que pode salvar a vida de muitos homens. Veja a seguir quais são os principais sinais da doença:

  • sangue na urina e líquido seminal;
  • vontade de urinar com frequência à noite;
  • perda de peso sem motivo aparente;
  • fadiga;
  • fluxo urinário interrompido ou fraco;
  • dor ao urinar.

Agora que você já entendeu o que é novembro azul, sabe que essa campanha tem grande contribuição e importância para a prevenção do câncer de próstata. Além de realizar os exames fundamentais para o diagnóstico, esteja atento aos sintomas e não deixe de procurar um médico caso tenha suspeita da doença.

Gostou deste post? Então, siga-nos no Facebook para ter acesso a todas as nossas publicações! Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *