.

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo?

Antes de iniciar uma transfusão ou durante o pré-natal de uma gestante, é comum que sejam realizados exames de sangue para determinar o tipo sanguíneo. Existem duas classificações: o sistema ABO e o fator RH. Ambas são importantes para que não haja reações perigosas no organismo.

O tipo sanguíneo é herança genética, pois durante a fecundação há a transferência de antígenos, aglutininas e aglutinogênios que determinam a tipagem e o fator RH do bebê. Mas calma! Apesar dos termos difíceis, entender a dinâmica entre os diferentes grupos é mais simples do que parece! Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Sistema ABO

Existem quatro tipos de sangue de acordo com o sistema ABO. A classificação depende da categoria de aglutininas e de aglutinogênios no plasma sanguíneo, observadas em análise laboratorial. São eles:

  • Grupo A: contém aglutinogênio A e aglutinina anti-B, por isso, não pode receber transfusões do tipo B, somente A e O;
  • Grupo B: contém aglutinogênio B e aglutinina anti-A, por isso, não pode receber transfusões do tipo A, somente B e O;
  • Grupo AB: contém aglutinogênios A e B, mas não tem aglutinina anti-A nem anti-B, por isso, pode receber transfusões de todos os tipos (é o receptor universal);
  • Grupo O: não contém aglutinogênios, mas tem aglutininas anti-A e anti-B, por isso, só pode receber transfusões do tipo O. Em compensação, pode doar para todos (é o doador universal).

Uma combinação incorreta pode levar ao entupimento dos vasos sanguíneos. Por exemplo, se uma pessoa com sangue do tipo A (com aglutinogênio A) receber uma transfusão do tipo B (com aglutininas anti-A), haverá aglutinação das hemácias, que começam a se dissolver — processo chamado de hemólise, potencialmente fatal.

Continua após o anúncio

Fator Rh

Os tipos sanguíneos também podem ser positivos (+) ou negativos (-). Essa classificação se refere ao fator Rh, um antígeno presente nas hemácias. A avaliação desse fator é relevante para a transfusão e também para o período de gestação, pois o sangue Rh- só pode se relacionar com outro negativo.

Se uma pessoa tem tipo sanguíneo com Rh+, pode receber doações tanto de positivos como de negativos, sem complicações. No entanto, alguém com fator Rh- pode sofrer graves reações de defesa se receber transfusões de grupos positivos, com consequências fatais se não forem controladas a tempo.

Na gravidez, essa é uma das preocupações dos exames de pré-natal. Se for determinado que a mãe tem tipo sanguíneo Rh+, não é necessário intervir. Se for Rh-, verifica-se também se o pai do bebê é negativo ou se é Rh+. Nesse último caso, há grandes chances de o bebê ter herdado o fator positivo do pai.

Se o sangue do feto entrar em contato com as hemácias da mãe, o organismo inicia uma reação imunológica para expulsá-lo, tratando-o como um invasor. A questão é facilmente resolvida com a aplicação de uma vacina na gestante com imunoglobina anti-D, uma substância capaz de evitar os ataques de defesa.

Compatibilidade sanguínea

Depois de entender como cada tipo sanguíneo se relaciona com os outros, tanto em relação ao sistema ABO quanto ao fator RH, veja uma tabela com o resumo da compatibilidade entre os grupos:

TIPO SANGUÍNEO: RECEBE DOAÇÃO DE: PODE DOAR PARA:
A+ A+, A-, O+ e O- A+ e AB+
A- A- e O- A+, A-, AB+ e AB-
B+ B+, B-, O+ e O- B+ e AB+
B- B- e O- B+, B-, AB+ e AB-
AB+ Todos (A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-) AB+
AB- A-, B-, AB- e O- AB+ e AB-
O+ O+ e O- A+, B+, AB+ e O+
O- O- Todos (A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-)

Não é tão complicado, não é? Saber qual é o seu tipo sanguíneo e entender a dinâmica dele com os demais é importante, não só para efeito de doação, mas também para descobrir pistas sobre sua capacidade imunológica e riscos de desenvolver certas doenças.

Viu só como é sempre bom ficar por dentro dos assuntos relacionados ao seu organismo? Agora que você já sabe a importância de conhecer o seu tipo sanguíneo, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações sobre saúde diretamente no seu e-mail!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *