Perigos do jejum intermitente: eles realmente existem?

É muito provável que as pessoas pensem sobre os perigos do jejum intermitente ao tentar adotá-lo como prática para melhorar a qualidade da saúde. No entanto, será que ele realmente oferece riscos?

Há pessoas que adotam essa prática não apenas para emagrecer, mas como um estilo de vida. Neste artigo, você entenderá melhor o que é e como funciona o jejum intermitente, além de descobrir as vantagens e desvantagens dessa prática. Confira!

O que é jejum intermitente?

É um método de emagrecimento que intercala períodos de alimentação com períodos de jejum, fazendo com que o corpo utilize mais os estoques de gordura nos períodos de jejum e, com isso, o corpo perca gordura mais rápido.

Como funciona o jejum intermitente?

Essa prática consiste, basicamente, em não comer nem beber nada que contenha calorias durante um determinado período de tempo. A seguir, confira algumas regras válidas para qualquer plano de jejum intermitente e quais são suas modalidades:

  • é permitido ingerir líquidos sem calorias, como água, café ou chá sem açúcar;
  • não é permitida a ingestão de suplementos;
  • o período entre uma refeição e outra é chamado de janela de alimentação.

Comer apenas quando sentir fome

Nessa modalidade, a pessoa deixa de fazer pequenas refeições durante o dia para fazer refeições mais completas e com intervalos de tempo maior. Por exemplo, caso você almoce às 13 horas, a próxima refeição poderá ser às 20 horas, mas o tempo pode variar de acordo com as suas necessidades.

Jejum por tempo determinado

Esse é um tipo bastante comum, em que a pessoa fica 10 horas ou mais sem comer. No jejum de 12 horas, por exemplo, se a sua última refeição for às 20 horas, só poderá se alimentar após as 8 horas do dia seguinte.

O mesmo vale para jejum de 16, 24 ou outra quantidade de horas. Cada uma dessas modalidades vai proporcionar benefícios diferentes para você, porém o mais importante é respeitar a janela de alimentação, que é o tempo de jejum estipulado entre uma refeição e outra.

Quais são as vantagens?

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios que o jejum intermitente proporciona:

  • promove o emagrecimento: durante o tempo de jejum, o corpo tende a consumir os estoques de gordura rapidamente;
  • protege contra diabetes: o jejum ajuda a reduzir a resistência à insulina, e isso ajuda a prevenir essa disfunção;
  • protege contra doenças: em momentos de jejum, as células do corpo adotam um comportamento de limpeza interna, e isso ajuda a prevenir doenças como o câncer.

E as desvantagens?

Apesar de oferecer muitos benefícios, há algumas desvantagens que essa prática oferece — que retoma a ideia dos perigos do jejum intermitente. Analise a seguir:

  • dificuldade para se adaptar: algumas pessoas têm dificuldades de ficar longos tempos sem comer e não conseguem aderir essa prática;
  • tendência à compulsão: o maior perigo ao iniciar essa prática é comer mais do que o suficiente após o período de jejum — isso pode ser mais perigoso para quem deseja emagrecer;
  • praticar sem acompanhamento: outro fator negativo é quando você adota esse jejum sem o acompanhamento de um profissional da área. A prática sem conhecimento pode atrapalhar a pessoa e causar resultados indesejáveis;
  • contraindicações: não é recomendado praticar esse jejum durante a gravidez, já que a gestante precisa de mais nutrientes para o desenvolvimento do bebê. Ademais, pessoais que estão abaixo do peso não podem aderir também.

Quais mudanças ocorreram nas pessoas que praticam esse jejum?

Algumas pessoas de destaque, como Deborah Secco, compartilharam suas experiências com a prática do jejum. Para Deborah, o jejum intermitente a ajudou a não engordar durante a gravidez. Isso prova que o jejum ajuda a reduzir os níveis de colesterol no corpo. Além de aumentar os níveis de glicose — já que o corpo tende a consumir mais gordura.

Como pode analisar, é preciso buscar orientação e acompanhamento profissional para evitar os perigos do jejum intermitente, pois eles realmente existem. Mas, se o jejum for praticado de forma adequada, você poderá desfrutar de todos os benefícios listados, e isso aumentará consideravelmente sua qualidade de vida, sua saúde de modo geral.

O que achou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba conteúdos atualizados sobre saúde e bem-estar.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile